Dia Internacional das Famílias: saiba como a família apoia a aprendizagem

O DIVERSA preparou uma lista com conteúdos sobre a participação ativa das famílias nas propostas escolares e na aprendizagem das filhas e filhos

Em 15 de maio, foi comemorado o Dia Internacional das Famílias. A data, celebrada pela primeira vez em 1994, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de relembrar a importância da família e de formular políticas públicas que possam auxiliar famílias em todo o mundo.

Ao se falar em educação, é imprescindível ter o conhecimento de que envolver as famílias no planejamento e desenvolvimento das atividades escolares beneficia a construção de escolas mais inclusivas para todas e todos.

Em uma década de portal, o DIVERSA já recebeu dezenas de artigos e relatos que falam sobre a participação significativa das famílias no contexto escolar, seja no apoio à criação de propostas escolares ou acompanhando a aprendizagem dos filhos.

Leia mais

+ Comunidade escolar fala sobre contribuição do portal DIVERSA
+ 10 anos do DIVERSA: relembre relatos de experiência publicados no site

Por isso, no Dia Internacional das Famílias, o DIVERSA preparou uma lista com esses conteúdos, que podem inspirar a atuação da família na escola para construir uma sociedade que respeite a diversidade e favoreça a inclusão de todas e todos, independentemente de suas singularidades.

Descubra nesta seção a importância da relação entre escola e família como um elemento fundamental para o processo de inclusão escolar e confira, a seguir, a seleção de conteúdos do portal:

Artigos

+ Participação das famílias na elaboração de propostas escolares

Doutora em educação destaca a importância da família no processo de ensino-aprendizagem e como seu apoio pode fortalecer a educação inclusiva

+ Entenda como a família apoia o desenvolvimento de pessoas com TEA

Neurocientista expõe benefícios causados pela participação plena da família no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

+Redes de inclusão entre família e escola

Especialista em educação inclusiva aponta que família e escola devem ser as primeiras instituições a se mobilizarem para tecer redes de inclusão e extrapolar a educação inclusiva no contexto escolar e acadêmico

Em área externa de casa, uma menina e um bebê pintam caixa de papelão com tinta guache. Fim da descrição.
Foto: Camila Ribeiro. Fonte: arquivo pessoal.

Notícias

+ Como as famílias podem atuar a favor de uma educação de qualidade

O cenário ideal de uma educação para todos, que respeite as singularidades, implica na troca de conhecimento e na boa relação entre escola e família

+ Aulas presenciais: famílias revelam expectativas após imunização infantil

Após quase dois anos com as escolas fechadas por conta da contenção da covid-19, estudantes da maioria das redes de ensino brasileiras retornam às salas de aula presencialmente em fevereiro

+ Educadoras do AEE falam dos desafios e aprendizados do ensino remoto

Durante a pandemia, o Atendimento Educacional Especializado conseguiu experiências positivas com o uso da tecnologia e uma relação próxima com as famílias

Em sala de aula, estudante em cadeira de rodas pinta uma cartolina com um pincel. Ao seu lado e debruçada sobre a mesa de apoio, educadora sorri enquanto olha para ele. Fim da descrição.
Foto: Alfredo Brant. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes.

+ Fortaleza intensifica acesso à educação inclusiva

Capital do Ceará já contempla toda a demanda de estudantes com deficiência e tem ações voltadas a melhorar e ampliar a educação para todos e a fortalecer parcerias com as famílias

+ Estados Unidos atuam a fim de alcançar educação para todas e todos

Avanços na educação do país vêm ocorrendo nos últimos 40 anos e famílias apoiam mudanças nas políticas públicas favoráveis ao ensino de todas as alunas e todos os alunos

+ Educadores, especialistas e famílias relatam importância do livro

No Dia Nacional do Livro, membros da comunidade escolar falam sobre benefícios da leitura e da conscientização acerca dos benefícios dos livros acessíveis

Relatos

+ Mãe destaca participação nos processos de ensino da escola dos filhos

Especialista em inclusão e mãe de duas crianças em idade escolar, Vivi Paiva relata sua relação com as escolas dos filhos

+ Qual o papel da família na construção de uma sociedade mais inclusiva?

Joyce Renzi relata como as famílias de pessoas com deficiência podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva

+ Município aposta em trabalho colaborativo na educação infantil

Equipe escolar de Americana (SP) coloca em prática ações para incentivar participação plena de criança com transtorno do espectro autista

+ Rede promove trabalho colaborativo entre escolas para garantir inclusão

Unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental I planejam estratégias para apoiar a entrada de crianças com e sem deficiência no novo ciclo escolar

+ Educadores relatam apoio da família no ensino remoto

Educadores e gestores da Secretaria Municipal da Educação de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) contam como efetivaram a educação inclusiva durante a pandemia

Em sala de costura, dois estudantes de pé medem tamanho de pedaço de tecido com auxílio de fita métrica, observados por professora Jussara. Ao lado, aluno faz anotações com caneta em papel. Fim da descrição.
Foto: Jussara Schmitz. Fonte: arquivo pessoal.

+ Docentes promovem diálogo com família para inclusão na pandemia

Escola municipal relata estratégias desenvolvidas para garantir que estudante público-alvo da educação especial não fique para trás no ensino remoto

+ Projeto envolve famílias de estudantes e ensina matemática com relevância social para a comunidade

A partir de visitas a confecções de costuras, estudantes coletam dados e desenvolvem práticas sustentáveis e solidárias

+ Escola realiza gincana entre crianças e famílias para se aproximar de comunidade

Após observar o afastamento das famílias da vida escolar de seus filhos, educadoras de Cuiabá decidem criar estratégias para atrair mães, pais e responsáveis de volta à unidade

+ Comunicação entre família e escola: ferramentas para o dia a dia

Quando existem ações planejadas e compartilhadas por um canal de diálogo eficiente, o trabalho da escola e da família pode se tornar mais consistente e de relevância para a vida de estudantes

Deixe um comentário