Uma iniciativa Instituto Rodrigo Mendes

Princípios

Todas as atividades do DIVERSA são orientadas por um conjunto de princípios relativos à educação inclusiva, descritos abaixo:

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação

Sejam quais forem suas especificidades, toda pessoa tem o direito de acesso à uma educação de qualidade na escola comum e de atendimento especializado complementar, quando necessário. Esse direito está em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras convenções compartilhadas pelos países membros das Nações Unidas (ONU).

Toda pessoa aprende

Partimos da premissa de que todos os estudantes têm o potencial de aprender e ensinar, independentemente de suas particularidades intelectuais, sensoriais e físicas. É papel da comunidade escolar desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a criação de vínculos afetivos, relações de troca e a aquisição de conhecimento.

O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular

As necessidades educacionais e o desenvolvimento de cada estudante são únicos. Modelos de ensino que pressupõem homogeneidade no processo de aprendizagem e sustentam padrões inflexíveis de avaliação geram, inevitavelmente, exclusão.

O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos

Acreditamos que a experiência de interação entre pessoas diferentes é fundamental para o pleno desenvolvimento de todo ser humano. O ambiente heterogêneo amplia a percepção dos estudantes sobre pluralidade, estimula sua empatia e favorece suas competências intelectuais.

A educação inclusiva diz respeito a todos

A diversidade é uma característica inerente a qualquer ser humano. É abrangente, complexa e irredutível. Acreditamos, portanto, que a educação inclusiva, orientada pelo direito à igualdade e o respeito às diferenças, deve considerar não somente as pessoas tradicionalmente excluídas, mas todos os estudantes, educadores, famílias, gestores escolares, gestores públicos, parceiros etc.


O DIVERSA adota um amplo conceito de diversidade humana para pensar a educação inclusiva. Nosso foco tem sido as pessoas com deficiência, tendo em vista que foram historicamente privadas da participação nas redes de ensino. Acreditamos que o apoio ao atendimento desses estudantes na escola comum colabora para que a consciência sobre o anacronismo do modelo educacional predominante venha à tona e deixe de ser disfarçada ou adiada.

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