10 anos do DIVERSA: relembre relatos de experiência publicados no site

Confira seleção de experiências inclusivas relatadas por educadores, gestores e estudantes de todo o país ao longo dos dez anos de existência do portal

Em outubro de 2021, o DIVERSA completou dez anos de existência compartilhando conhecimento e boas práticas sobre educação inclusiva. Criado em 2011 pelo Instituto Rodrigo Mendes, o portal se tornou uma rede de troca de experiências reais de inclusão para educadores, gestores pedagógicos e outros membros da comunidade escolar que apoiam uma educação de qualidade para todas e todos.

Ao longo desse período, com apoio de educadores, gestores, mães, pais e estudantes, foram produzidos diversos conteúdos. Hoje o site oferece um acervo com 248 artigos, 526 notícias e 382 relatos de experiência.

Saiba mais

+ Acompanhe a evolução do portal DIVERSA nos últimos 10 anos
+ Assista ao vídeo comemorativo de 10 anos do DIVERSA

Para dar continuidade às comemorações dos dez anos, o portal DIVERSA selecionou alguns relatos de experiência onde são compartilhadas práticas exitosas em educação inclusiva por todo o país. Nos relatos apresentados há experiências na educação infantil, ensino fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino superior, compartilhadas por educadores, gestores e estudantes da rede pública e privada.

As práticas selecionadas foram vivenciadas em diferentes disciplinas, como língua portuguesa, matemática, geografia, filosofia, língua inglesa, educação física, história e química, bem como em projetos que tratam de temas transversais e demais temas importantes para a sociedade como direitos civis, diversidade e meio ambiente. Aproveite a leitura!

+ Jornalista conta experiência de sua jornada pela escola comum
Tendo estudado em escolas comuns durante toda a vida, jornalista com deficiência relata benefícios da educação inclusiva para toda a comunidade escolar. 

+ Projeto resgata memórias e valoriza filosofia africana em comunidade
Educadora inicia primeiro registro de memórias de Boninal (BA) em aulas de filosofia e incentiva estudantes a reconhecerem seus direitos. 

+ Escola cria prática inclusiva com caderno do aluno
A partir da utilização do material, educadores desenvolvem atividades colaborativas e interdisciplinares para todos os estudantes. 

+ Como sistematizei o atendimento ao estudante com deficiência na minha escola
Diretora de escola particular bilíngue da cidade de São Paulo relata como desenvolveu processos educativos inclusivos para todas as crianças e adolescentes. 

+ Crianças aprendem sobre sustentabilidade com material interativo
Recurso acessível elimina barreiras comunicacionais, proporciona estudo sobre meio ambiente e estimula senso de pertencimento. 

+ Baú para contação de histórias: um tesouro para aprendizagem
Material pedagógico acessível desenvolvido por educadores possibilita aprendizagem mais prazerosa e equitativa para todos os estudantes do ensino fundamental. 

+ Professor cria material pedagógico inclusivo para auxiliar na aprendizagem de matemática e estatística
Recurso propicia a abordagem de diversos conteúdos curriculares, motiva e contribui para a aprendizagem de alunas e alunos. 

Em sala de aula, estudante em cadeira de rodas pinta em cartolina em pincel. Ao seu lado e debruçada sobre a mesa de apoio, educadora sorri enquanto olha para ele. Fim da descrição.
Foto: Alfredo Brant. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes.

+ Crianças aprendem sobre diversidade e hereditariedade com “molécula” de DNA
Feito com isopor e palitos de madeira, material pedagógico de ciências auxilia crianças a compreenderem transmissão genética e a reconhecerem as diferenças humanas. 

+ Escola indígena resgata tradição em aulas inclusivas de geografia
Educador de escola indígena discute pertencimento e identidade com estudantes do povo Paiter Surui ao resgatar tradição “esquecida” de construção de casas. 

+ Escola se mobiliza para falar de preconceito a partir de conteúdos do currículo
Projeto interdisciplinar do ensino fundamental visa trabalhar o respeito às diferenças e desenvolver o senso crítico dos estudantes. 

+ Tour cultural amplia diálogos sobre igualdade e direitos civis
Projeto tem o objetivo de levar as crianças a refletirem criticamente sobre igualdade de oportunidades para negros, indígenas e mulheres a partir de figuras históricas locais. 

+ Estudantes criam rugby que não deixa ninguém de fora
Em escola de São Paulo, projeto de educação física busca ampliar a participação de todas e todos por meio do esporte coletivo. 

+ Dança contemporânea explora movimentos de aluno cadeirante
Educador realiza projeto que possibilita vivências diversificadas para que os estudantes possam conhecer seu corpo e estejam em contato com a arte na escola. 

+ Poemas viram animação digital em aulas de literatura na EJA
Atividade de língua portuguesa permite que estudantes ouvintes aprendam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e propicia trabalho colaborativo

+ Mediação escolar auxilia inclusão de aluno com Síndrome de Down
Educadora conta com a participação da família e da equipe escolar para desenvolver processo de aprendizagem e promover autonomia de estudante. 

Leia mais 

+ Confira seleção de artigos em comemoração aos 10 anos do DIVERSA 
+ Entrevistados falam da importância do DIVERSA para educação inclusiva 

 

Deixe um comentário