Acompanhe a evolução do portal DIVERSA nos últimos 10 anos

Desde sua criação, em 2011, o portal DIVERSA compartilha as conquistas e boas práticas do processo de transformação da sociedade por uma educação inclusiva

Em outubro de 2021, o DIVERSA completou dez anos compartilhando conhecimento e boas práticas sobre educação inclusiva. Em comemoração a uma década de existência, a cada semana deste mês estão sendo publicadas notícias sobre o portal, para que a sociedade esteja cada vez mais envolvida nesse movimento.

Assista ao vídeo comemorativo de 10 anos do DIVERSA
+ Confira seleção de artigos em comemoração aos 10 anos do DIVERSA

Durante esses dez anos, o DIVERSA acompanhou discussões, avanços e tentativas de retrocessos em políticas públicas relacionadas à educação, e se orgulha por fazer parte da luta para garantir um ensino de qualidade para pessoas com e sem deficiência em escolas comuns do país.

 

Vistos de cima, meninas e meninos uniformizados posam para foto, sorrindo. Ao centro, há uma criança em uma cadeira de rodas.
Foto: Pat Albuquerque. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes.

Contando com trabalho colaborativo, com apoio de profissionais da educação e de membros da comunidade escolar, como educadores, gestores, mães, pais e estudantes, hoje o site oferece um acervo com mais de 230 artigos, 375 relatos de experiência e 515 notícias.

O intuito do portal é disponibilizar um ambiente acessível, que auxilie o planejamento de estratégias pedagógicas, a criação de materiais pedagógicos acessíveis e o respeito pela diversidade e pelas singularidades presentes na sala de aula, seja no modelo presencial, remoto ou híbrido, como foi e tem sido compartilhado durante 2020 e 2021 na seção DIVERSA na pandemia.

Crescimento do portal

Nem sempre o site foi como atualmente, como mostra a imagem a seguir, que apresenta a página inicial do DIVERSA em 2015. De acordo com dados coletados no Google Analytics, à época o portal recebia, em média, a visita de 6.053 usuários por mês, sendo que o ano fechou com cerca de 72 mil usuários tendo acessado o site.

Captura de tela mostra antiga página inicial do portal DIVERSA. O site tinha fundo branco e links e títulos em azul. O cabeçalho apresenta o logo do DIVERSA em azul e verde e as seções “quem somos”, “estudos de caso”, “relatos de experiência”, formação”, “gestão pública”, “informe-se”, “parceiros” e “fale conosco” em barra azul. Abaixo, notícias em destaque da época.
Imagem: Instituto Rodrigo Mendes, 2015.

Já mais recentemente, de janeiro a dezembro de 2020, o DIVERSA recebeu mais de 5 milhões de usuários, apresentando um crescimento de mais de 6.900% em relação a 2015.

Confira, a seguir, o crescimento anual em relação aos usuários e às visualizações de página do site de 2011 a 2021, com uma projeção de resultados dos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano. O resultado é de mais de cinco milhões de usuários e mais de onze milhões de visualizações de página em 10 anos de DIVERSA.

Número de usuários que acessaram o DIVERSA

[amcharts id=”chart-3″]

Descrição do gráfico: O gráfico em formato de linha apresenta no eixo vertical o número de usuários e no eixo horizontal o tempo em anos. O eixo vertical tem intervalo de 200 mil, indo de 0 a 1.400.000, números relativos à quantidade absoluta de usuários. Já o eixo horizontal tem variações anuais, começando em 2010 e terminando em 2022, com intervalo de 2 anos. Na legenda do gráfico, há uma linha com círculo verde clara representando usuários que acessaram o portal DIVERSA.

As marcações em verde claro apontam que as visitas tiveram início em 2011, com menos de 200 mil usuários anuais até 2016. Em 2017, o número de usuários cresce para 527.348; em 2018, vai para 907.153; em 2019, para 1.163.826; em 2020, para 1.234.085; em 2021 sobe para 1.303.941.

Gráfico: Instituto Rodrigo Mendes. Fonte: Google Analytics, 2021.

Número de visualizações de página

[amcharts id=”chart-4″]

Descrição do gráfico: O gráfico em formato de linha apresenta no eixo vertical o número de visualizações de página e no eixo horizontal o tempo em anos. O eixo vertical tem intervalo de 500 mil, indo de 0 a 3 milhões, números relativos à quantidade absoluta de visualizações de página. Já o eixo horizontal tem variações anuais, começando em 2010 e terminando em 2022. Na legenda do gráfico, há uma linha com círculo laranja representando visualizações de página do portal DIVERSA.

As marcações em laranja apontam que as visualizações tiveram início em 2011, com menos de 500 mil visualizações anuais até 2016. Em 2017, as visualizações crescem para 1.086.286; em 2018, vai para 1.907.686; em 2019, para 2.521.981; em 2020, aumenta para 2.728.485; e em 2021, cai para 2.502.149. Fim da descrição.

Gráfico: Instituto Rodrigo Mendes. Fonte: Google Analytics, 2021.

A comunidade DIVERSA

Uma pesquisa de usuários realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes no fim de 2020 aponta que as pessoas que acessem o portal são, em sua maioria, educadoras de sala comum, professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e estudantes de pedagogia ou licenciatura, na faixa etária dos 35 aos 54 anos.

Segundo os dados coletados, as preferências desse público são conteúdos sobre materiais pedagógicos acessíveis, dicas de inclusão, artigos de especialistas, relatos de experiência de educadores e notícias gerais sobre educação inclusiva.

Nos últimos dez anos, as páginas mais acessadas foram:

A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência

Inclusão de alunos com autismo na escola: dicas e exemplos para a prática

O que é educação inclusiva?

Artigos

Planejamento escolar inclusivo: repensando a prática no início do ano letivo

Marcos legais da educação infantil inclusiva

Estratégias pedagógicas

Eixos de interesse: pontes para o aprendizado e desenvolvimento de todos os alunos

Síndrome de Down na escola: dicas e práticas de inclusão

Como chamar as pessoas que têm deficiência?

Agora que você já conhece melhor o DIVERSA, faça parte dessa comunidade por uma educação de qualidade para todas e todos!

Além do site, também há compartilhamento de conteúdo sobre o tema nas redes sociais; conheça o Facebook e o Instagram do portal.


 

Deixe um comentário