Boas-vindas ao novo portal DIVERSA!

Para melhorar a usabilidade, a navegabilidade e o desempenho do site, a equipe de TI do Instituto Rodrigo Mendes preparou novo design e novas funcionalidades

O DIVERSA acaba de ganhar um novo site!

O projeto do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), que já possui mais de 11 anos compartilhando conhecimento e boas práticas em educação inclusiva para educadores, gestores pedagógicos e outros membros da comunidade escolar que apoiam uma educação de qualidade para todas e todos, permanece com o objetivo de compartilhar artigos, notícias, estudos de caso, relatos de experiência e materiais pedagógicos acessíveis com linguagem simples, além de continuar disponibilizando o Hand Talk para tradução do conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais.

Apenas em 2021, quando completou uma década de existência, o DIVERSA recebeu mais de um milhão de acessos, de mais de 160 países, o que torna a atualização significante para as milhares de pessoas que utilizam o portal como fonte de pesquisa e referência para realizar um trabalho prático de educação inclusiva no Brasil.

Leia também 

+ Relembre as publicações sobre os 10 anos do DIVERSA 

De acordo com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) do IRM, além das novidades no design, pensando em garantir mais acessibilidade e em disponibilizar um site mais rápido e de prático acesso, o foco dessa mudança foi melhorar a usabilidade e a navegabilidade dos usuários.

Como destaque do novo portal, está o lançamento do Painel de Indicadores da Educação Especial, que tem o objetivo de instrumentalizar gestores na criação de políticas públicas baseadas em dados e evidências. Visa, também, favorecer ações de advocacy e ser fonte de referências para profissionais comprometidos com a educação inclusiva.

“O novo DIVERSA oferece aos nossos usuários uma experiência ainda melhor quanto ao acesso de boas práticas no campo da educação inclusiva. Além de nosso vasto acervo de referências, a plataforma passa a oferecer um painel de indicadores extremamente útil para gestores de políticas públicas, legisladores e outros profissionais comprometidos com a equidade”, comenta Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM.

O portal apresenta, ainda, novas funções, como diferentes filtros em todos conteúdos para facilitar a busca por categorias específicas e a possibilidade de favoritar conteúdos para cadastrados.

Sobre o funcionamento do site em geral, Moises Gama, analista de TI do IRM, conta: “Tecnicamente, temos uma grande melhoria de desempenho, então, quem tiver uma conexão mais limitada, conseguirá navegar melhor. Criamos, também, uma estrutura mais limpa, contemplando acessibilidade desde a concepção, melhorando a visualização das informações e gerando um fluxo de navegação mais assertivo.”

Ao longo dos meses, as equipes do DIVERSA e de comunicação do IRM prepararão uma série de tutoriais do novo site para apoiar a navegação e incentivar a construção colaborativa de conhecimento. Acompanhe as redes oficiais do DIVERSA.

Leia mais 

+ DIVERSA recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade 

Deixe um comentário