Conteúdos de ciências para aulas acessíveis a todos os estudantes

Conheça materiais pedagógicos acessíveis e experiências de educadores para ajudar no planejamento de aulas da disciplina

*Atualizado em 08/07/2021

Embora na maioria dos estados brasileiros parte das escolas ainda estejam fechadas, devido à pandemia da covid-19, estratégias pedagógicas podem ser consultadas para servirem como base das atividades para o momento de volta às aulas presenciais ou para adaptar os conteúdos durante o ensino remoto ou híbrido.

É fundamental que todas e todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, principalmente e independentemente do ensino a distância, para garantir a oferta do conteúdo e a aprendizagem de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Em sala de aula, estudantes interagem com planetas do material pedagógico acessível "Sistema Solar interativo". Fim da descrição.
Foto: Paulo Fehlauer. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes.

Para ajudar no planejamento de aulas, e em comemoração ao Dia Nacional da Ciência, em 08 de julho, o DIVERSA preparou uma lista de materiais pedagógicos acessíveis e relatos de experiência de educadores sobre o ensino da disciplina, com intuito principal de respeitar a diversidade presente nas turmas. Confira!

Leia mais
+ COVID-19: Recursos para aulas e formação a distância para educadores
+ Pesquisa faz levantamento de protocolos para a educação na pandemia de 23 países

 

Materiais pedagógicos acessíveis

Você pode confeccionar os materiais a seguir para tornar o conteúdo curricular de ciências mais inclusivo. É recomendado fazer adaptações considerando a realidade da sua escola e de seus estudantes.

+ Meu passeio animal
Material criado com o objetivo de desenvolver o engajamento de estudantes para expressar a aprendizagem de conteúdos de ciências, ampliando, assim, a comunicação oral e a apropriação da escrita da língua portuguesa.

+ Caminho sustentável
Material composto por dois caminhões de lixo e uma guarita em miniatura com cancela, elaborado para trabalhar com as crianças conteúdos de sustentabilidade, como a geração de resíduos e a reciclagem.

+ Sistema solar interativo
Maquete interativa do sistema solar, que simula o movimento dos planetas em suas órbitas.

+ Jogo da pirâmide alimentar
Caixa triangular de identificação dos grupos alimentares. O material reproduz áudios com perguntas específicas sobre o tema.

 

https://youtu.be/C6PiLQRFpmA

+ Célula tátil
Célula animal ampliada em 3D que reproduz os diferentes tipos de organelas Como material de apoio, foram produzidas cartelas impressas com figuras e informações sobre as células.

+ Tabela periódica magnética
Jogo desenvolvido para facilitar a compreensão dos elementos químicos. Contém informações dos elementos químicos gravadas na cortadora a laser com diferentes texturas; peças de MDF cortadas a laser e imantadas, que representam elementos químicos de duas famílias; e cartas de apoio com questões sobre os elementos químicos.

 

https://youtu.be/a5nyVtIaAIs

+ Jogo de trilha interativo
Material construído para trabalhar conteúdos dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Contém elementos em 3D e recursos para possibilitar a utilização por todos os estudantes.

Relatos de experiências no ensino de ciências

Inspire-se na experiência de docentes que criaram estratégias próprias de inclusão a partir de sua realidade para colocar as ideias em prática.

+ Para aulas remotas, educadoras criam material acessível de ciências
Professoras de rede municipal desenvolveram o projeto “Sistema excretor”, que despertou autonomia e participação ativa dos estudantes no ensino à distância.

+ Educadoras criam material pedagógico acessível de ciências
Com jogo sobre cadeia alimentar, professoras visam eliminar barreiras à aprendizagem e à participação de estudantes do ensino fundamental.

+ Criação de jogo estimula estreitamento de laços em equipe escolar
Durante construção de material pedagógico acessível para aula de ciências, educadoras reforçam importância de trabalho colaborativo.

+ Com uso de tecnologia, educadoras criam jogo para aula de ciências
Educadoras da rede municipal criaram jogo com trilha para trabalhar conteúdos de ciências naturais e desenvolver socialização entre estudantes.

+ Projeto “Óptica com ciência” propõe formar estudantes investigadores
Com intuito de inovar no atual sistema de ensino médio, educador propõe atividades de física que valorizam descoberta científica.

Projeto une cultura maker e robótica com turma da EJA
Por meio da construção de modelos com sucata, estudantes descobrem a importância do trabalho colaborativo e do protagonismo.

Crianças aprendem sobre sustentabilidade com material interativo
Material pedagógico acessível elimina barreiras comunicacionais, proporciona estudo sobre meio ambiente e estimula senso de pertencimento.

Material em 3D facilita estudo sobre sistema solar
Projeto estimulou pesquisa e jogo interativo entre estudantes para eliminar barreira ao aprendizado de conteúdo de ciências.

Como potencializamos o ensino de ciências com material em 3D
Projeto de construção de material pedagógico acessível possibilitou aprendizagem mais significativa de conteúdos com alto grau de abstração.

 

Plano detalhe de mão de estudante encaixando componente celular no material pedagógico. Fim da descrição.
Foto: Paulo Fehlauer. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes.

Material possibilita manuseio de placas tectônicas para compreensão de fenômenos naturais
Educadores constroem recurso pedagógico acessível para eliminar barreiras ao aprendizado de conteúdos com elevada exigência de abstração.

Trilha dos seres vivos torna ensino de biodiversidade mais participativo
Para garantir que todos os alunos tenham direito à aprendizagem, educadores produzem materiais diversificados que possam ampliar da visão de mundo.

Confira mais conteúdos de ciência
+ Como tornar o conteúdo de ciências acessível no ambiente escolar


Aproveite também para fazer parte do grupo do DIVERSA no WhatsApp e ficar por dentro de cada novo conteúdo. Basta acessar: diversa.org.br/whats-app/!

Deixe um comentário