Jogo da pirâmide alimentar

O Jogo da pirâmide alimentar foi construído para trabalhar com os estudantes a composição dos grupos alimentares e conscientizar sobre a importância da alimentação saudável. 

O material é composto por uma caixa triangular de MDF cortada a laser. Na parte superior, estão identificados os grupos alimentares e há dois botões: um queao ser acionado, reproduz perguntas específicas sobre o tema; outro, que repete a pergunta realizada, caso os estudantes não a tenham entendido corretamenteComo material de apoio, foi confeccionado um livro em feltro, composto por textos e miniaturas de alimentos de tecido em 3D. 

A aula planejada com o material pedagógico acessível envolveu um jogo de perguntas e respostas. Conforme os estudantes solucionavam as questões, os alimentos iam sendo separados de acordo com os seus respectivos grupos.  

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência da EMEF Roquette Pinto as possibilidades de uso em outras escolas, o Jogo da pirâmide alimentar pode ser usado como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências

Unidade temática Vida e evolução 
Objeto de conhecimento Nutrição do organismo; Hábitos alimentares Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório 
Habilidade (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos. 

(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. 

(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). 

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem 

O Jogo da pirâmide alimentar foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA), apresentando as informações de modo multissensorial: com áudios de perguntas sobre alimentação, miniaturas de alimentos em 3D e baixo relevo para identificação dos grupos. 

O material pode ser manipulado pelos estudantes de forma autônoma e permite múltiplas maneiras de expressar os conteúdos aprendidosA proposta aproxima o componente curricular de exemplos da vida cotidiana, ao trazer para a sala de aula a reflexão sobre o cardápio alimentar semanal dos estudantes, e contribui para resgatar conhecimentos prévios. 

Ao ampliar a percepção dos estudantes, o material estimula diferentes áreas cerebrais, possibilitando novas conexões e oportunizando o acesso a todas todos. A participação efetiva e o trabalho colaborativo estimulados pelo recurso promovem o engajamento e a prontidão para o aprendizado. 

Deixe um comentário