Jogo de Trilha Interativo

O Jogo de trilha interativo foi construído para trabalhar alguns conteúdos dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é composto por um tabuleiro retangular, confeccionado com MDF cortado a laser; pinos impressos na impressora 3D, em diferentes cores e formatos e imantados para facilitar o manuseio e fixação no tabuleiro; arduino com recursos de áudio; e um dado digital com recursos sonoro e luminoso.

Todos os participantes iniciam o jogo pela mesma entrada. Ao acionar o dado, o jogador deve avançar com seu pino o número de casas correspondente. Caso pare em uma casa com botão, o jogador deve responder a pergunta feita no áudio, colocando o material concreto em um dos espaços no centro do tabuleiro referentes a possibilidade ou não de reciclagem. Respondendo corretamente, o estudante joga novamente; errando, passa a vez. O ganhador será o estudante que chegar primeiro ao final da trilha.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O jogo teve utilização interdisciplinar, englobando as áreas de Ciências, Matemática e Língua Inglesa. Como os áudios podem ser trocados, este material pode ser utilizado para ensino de qualquer conteúdo, bastando para isso alterar as gravações.

Considerando o relato de experiência do Jogo de Trilha Interativo no CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho e possibilidades de uso em outras escolas, o Jogo de Trilha interativo pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências – 1º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Matéria e energia
OBJETO DE CONHECIMENTO Uso dos materiais
HABILIDADE (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

Ciências – 5º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Matéria e energia
OBJETO DE CONHECIMENTO Propriedades físicas dos materiais

Ciclo hidrológico

Consumo consciente

Reciclagem

HABILIDADE (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Matemática – 1º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Números
OBJETO DE CONHECIMENTO Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
HABILIDADE (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
  • Língua Inglesa – 7º ano do ensino fundamental

    UNIDADE TEMÁTICA Eixo oralidade
    OBJETO DE CONHECIMENTO Funções e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula
    HABILIDADE (EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos

     

  • Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O tabuleiro foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os alunos, com ou sem deficiência.

  • A trilha apresenta informação utilizando múltiplas formas, aproxima o componente curricular de exemplos da vida cotidiana, engaja e aciona conhecimentos prévios dos estudantes.

Apresentação: o material proporciona opções para a percepção ao usar marcação em tinta e em braille nas peças e por se tratar de um modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem o corpo humano de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Ele oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos; oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre as partes do corpo humano.

  • Interação e expressão: oferece opções para a expressão e a comunicação pelos estudantes; oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.

Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular a vida; oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados manipulação do recurso.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: