Sistema solar interativo

Sistema solar interativo foi construído para trabalhar conteúdos do componente curricular de Ciências, como sistema Sol, Terra e Lua; planetas do Sistema solar; movimentos da Terra; entre outros. 

O material é composto por uma maquete interativa do sistema solar, que simula o movimento dos planetas em suas órbitas. A base e o suporte foram construídos em MDF, com parafusos para permitir a articulação, e os planetas foram impressos em 3D.  Como material de apoio, foram confeccionadas cartas com frases afirmativas, verdadeiras e falsas.

Os estudantes iniciam a atividade com a leitura de uma das cartas, e, após observação e manuseio do material pedagógico acessível, decidem coletivamente se a afirmação é verdadeira ou falsa.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando relato de experiência dos educadores da EMEF Francisco Alves Mendes Filho e possibilidades de uso em outras escolaso material pode ser utilizado como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC): 

Ciências  

Unidade temática Terra e Universo 
Objeto de conhecimento “Pontos cardeais 

Calendários, fenômenos cíclicos e cultura” 

Habilidade (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas. 
Unidade temática Terra e Universo 
Objeto de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra 
Habilidade (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. 
Unidade temática Terra e Universo 
Objeto de conhecimento “Sistema Sol, Terra e Lua, Clima” 
Habilidade (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. 

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem 

O material foi planejado em sintonia com conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes. 

O Sistema solar interativo é um material concreto e lúdico que facilita a aprendizagem de todae todosSua utilização permite a associação de respostas visuais,  por meio da observação do posicionamento, formato e tamanhos dos planetas — e táteis  no manuseio dos planetas e órbitas  o que amplia a compreensão dos conteúdos pelos estudantes. 

atividade proposta com o material estimula os estudantes a refletirem coletivamente sobre as afirmações feitas e realizar escolhas acionando conhecimentos préviosGarante ainda participação de estudantes, com e sem deficiência, e aumenta a motivação e o engajamento do grupo.

Deixe um comentário