Inclusão de estudantes com TEA: dicas e exemplos práticos

Em celebração ao Dia do Orgulho Autista, o DIVERSA listou conteúdos que abordam boas práticas na inclusão de estudantes com TEA em sala comum

*Atualizado em 19/06/2023
Por Luan Brito

Anualmente no dia 18 de junho é celebrado o Dia do Orgulho Autista, uma data para reafirmar o potencial das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A comemoração foi criada em 2005 por uma organização americana e tem sido cada vez mais aderida em todo o mundo. O objetivo é desfazer concepções negativas sobre o autismo, promovendo ações de conscientização no sentido de que ele é uma variação neurológica natural da diversidade humana. 

A educação inclusiva é uma das maneiras de conscientizar sobre o respeito às diferenças e que cada ser humano é único. Estudantes com TEA e os demais têm o direito a um ensino de qualidade em salas comuns, podendo desenvolver suas habilidades e potencialidades. 

Para isso, a inclusão precisa estar presente no planejamento pedagógico, no currículo e na prática em sala de aula. Entretanto, familiares, gestores e educadores podem ter dúvidas comuns nesse processo e, por isso, o DIVERSA selecionou uma série de reflexões em educação inclusiva e relatos de quem incluiu pessoas com autismo na prática. 

O que os especialistas dizem?

Não existe uma “receita” para ensinar crianças e adolescentes com TEA ou qualquer outra pessoa. Hoje, os especialistas em educação já sabem: mesmo que duas pessoas apresentem o mesmo diagnóstico, elas podem reagir de modos diferentes a uma mesma proposta pedagógica. Por isso, o que funciona para um estudante pode não funcionar para outro. 

Para ensinar, portanto, a professora ou o professor não precisa ter conhecimento em alguma especificidade. O recomendado é que se procure conhecer todos os estudantes de forma individual e se perceba como cada um aprende. Mais do que um conhecimento específico, a inclusão dessas crianças e adolescentes requer uma mudança no modo como a escola pensa e faz educação. 

Confira o que os especialistas dizem sobre a identificação dos interesses e dos potenciais dos estudantes e outras dicas para trabalhar com alunos com TEA na escola comum: 

+ Qual é o preparo necessário para incluir um estudante com deficiência? 

+ Transtorno do espectro autista e educação: a importância de respostas humanizadas 

+ Escrita e alfabetização de crianças com autismo 

+ Ferramentas para o desenvolvimento escolar de estudantes com TEA 

+ Autismo na educação infantil: inclusão e afetividade na prática docente 

+ Benefícios da leitura para estudantes com Transtorno do Espectro Autista 

+ Pessoas com autismo no mercado do trabalho: diversidade gera inovação 

+ Entenda como a família apoia o desenvolvimento de pessoas com TEA 

 

Durante atividade em quadra, um menino corre enquanto é observado por um grupo de crianças. Fim da descrição.
Foto: Marcelo Camargo.

Autismo na escola: a prática dos professores

Mas como colocar essas ideias em prática? Inspire-se com uma seleção do DIVERSA de relatos de experiência de educadores, gestores e outros atores envolvidos com a educação inclusiva que desenvolveram estratégias pedagógicas para participação de todas e todos. 

+ Trilha dos seres vivos torna ensino de biodiversidade mais participativo 

A partir de formação, professoras do ensino fundamental criaram material pedagógico acessível que ensinou de forma lúdica, desafiadora e interdisciplinar como nascem e desenvolvem os seres vivos 

+ Mediadora escolar inclui aluno com autismo sem partir do diagnóstico 

Relato mostra como profissional de educação trabalhou o processo de inclusão levando em conta a singularidade do estudante 

Educação física e AEE se unem para incluir aluno com autismo em circuito motor 

Prática desenvolvida em escola municipal de Curitiba (PR) beneficiou toda turma e deu a criança com TEA a oportunidade de aprender a se divertir com os colegas 

+ Interesse por culinária auxilia adolescente em seu desenvolvimento 

Aulas de gastronomia e projeto de canal no Youtube contribuem para adolescente ter melhores resultados de desenvolvimento e aprendizagem 

+ Rede elimina barreiras atitudinais para promover cultura inclusiva 

Plano pedagógico valorizou a potencialidade de aluno e fez que a rede de ensino eliminasse barreiras atitudinais  

+ Maquete do corpo humano cativa turma e auxilia inclusão de aluno com autismo 

Recurso acessível com o sistema respiratório e digestório é uma maneira que educadora fez com que os estudantes compreendessem e participassem das atividades de ciências 

+ Material acessível “Baú interativo” aborda cultura nordestina 

Educadoras elaboraram jogo para desenvolver o processo de alfabetização e a coordenação motora dos educandos 

+ Boneco incentiva alimentação saudável de forma lúdica 

“Helinho Come-come” teve o objetivo de mudar o cenário de má alimentação e melhorar a comunicação de turma da educação infantil 

+ “Pirata das palavras” desafia estudantes a desenvolverem a escrita 

Iniciativa no ensino fundamental envolveu o uso da tecnologia no desenvolvimento da leitura e escrita em turma do segundo ano 

+ “Tok Math” une tecnologia e colaboração no ensino de matemática 

Em escola do Ceará, jogo apoia estudantes a realizarem as operações matemáticas básicas em diferentes níveis  

8 Comentários

    1. Olá, Nanda.

      Que bacana saber que você desenvolve esse trabalho como voluntária! Como você imagina que o Diversa pode apoiá-la em seu interesse de se aplicar mais?

      Continue em contato, agradecemos seu apoio.

      Um forte abraço,

  • Olá, Ladvanda,

    Para receber notícias do DIVERSA por e-mail basta se cadastrar no site: diversa.org.br/cadastro.

    Agradecemos pelo carinho!

  • sou estudantede ed fisica e o meu grupo precisa desnvolver um trabalho tio e queriamos assistir uma aula de ed fisica com alunos autista como nos ajudaria ?

    1. Olá Eliezer,

      Se você acessar esta página diversa.org.br/tag/transtorno-espectro-autista-tea você encontrará relatos de educadores que incluíram estudantes com autismo na prática. Você pode encontrar alguma experiência próxima de você e tentar contato com a escola. Procure pelos posts da categoria “Relatos de experiência” 😉

  • Bom dia a todos! Sou mãe especial, meu filho é autista, ele é muito inteligente, tem um grande potencial, notas ótimas no boletim, porém nas últimas semanas , tem apresentado um desinteresse enorme e uma grande rejeição sobre a escola, não quer mais ir as aulas.Já fui acionada pela escola para instrui-los como devem proceder diante de uma (crise) na escola. Claro que na medida do que posso ajudá-los ,eu ajudo, mas acho necessário um preparo de inclusão aos profissionais da educação, não sei mais como ajudá-los, gostaria de ajuda ,estou aqui em busca de mais informações. Grata

Deixe um comentário