Em celebração ao Dia do Orgulho Autista, o DIVERSA listou conteúdos que abordam boas práticas na inclusão de estudantes com TEA em sala comum
*Atualizado em 19/06/2023
Por Luan Brito
Anualmente no dia 18 de junho é celebrado o Dia do Orgulho Autista, uma data para reafirmar o potencial das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A comemoração foi criada em 2005 por uma organização americana e tem sido cada vez mais aderida em todo o mundo. O objetivo é desfazer concepções negativas sobre o autismo, promovendo ações de conscientização no sentido de que ele é uma variação neurológica natural da diversidade humana.
A educação inclusiva é uma das maneiras de conscientizar sobre o respeito às diferenças e que cada ser humano é único. Estudantes com TEA e os demais têm o direito a um ensino de qualidade em salas comuns, podendo desenvolver suas habilidades e potencialidades.
Para isso, a inclusão precisa estar presente no planejamento pedagógico, no currículo e na prática em sala de aula. Entretanto, familiares, gestores e educadores podem ter dúvidas comuns nesse processo e, por isso, o DIVERSA selecionou uma série de reflexões em educação inclusiva e relatos de quem incluiu pessoas com autismo na prática.
O que os especialistas dizem?
Não existe uma “receita” para ensinar crianças e adolescentes com TEA ou qualquer outra pessoa. Hoje, os especialistas em educação já sabem: mesmo que duas pessoas apresentem o mesmo diagnóstico, elas podem reagir de modos diferentes a uma mesma proposta pedagógica. Por isso, o que funciona para um estudante pode não funcionar para outro.
Para ensinar, portanto, a professora ou o professor não precisa ter conhecimento em alguma especificidade. O recomendado é que se procure conhecer todos os estudantes de forma individual e se perceba como cada um aprende. Mais do que um conhecimento específico, a inclusão dessas crianças e adolescentes requer uma mudança no modo como a escola pensa e faz educação.
Confira o que os especialistas dizem sobre a identificação dos interesses e dos potenciais dos estudantes e outras dicas para trabalhar com alunos com TEA na escola comum:
+ Qual é o preparo necessário para incluir um estudante com deficiência?
+ Transtorno do espectro autista e educação: a importância de respostas humanizadas
+ Escrita e alfabetização de crianças com autismo
+ Ferramentas para o desenvolvimento escolar de estudantes com TEA
+ Autismo na educação infantil: inclusão e afetividade na prática docente
+ Benefícios da leitura para estudantes com Transtorno do Espectro Autista
+ Pessoas com autismo no mercado do trabalho: diversidade gera inovação
+ Entenda como a família apoia o desenvolvimento de pessoas com TEA
Autismo na escola: a prática dos professores
Mas como colocar essas ideias em prática? Inspire-se com uma seleção do DIVERSA de relatos de experiência de educadores, gestores e outros atores envolvidos com a educação inclusiva que desenvolveram estratégias pedagógicas para participação de todas e todos.
+ Trilha dos seres vivos torna ensino de biodiversidade mais participativo
A partir de formação, professoras do ensino fundamental criaram material pedagógico acessível que ensinou de forma lúdica, desafiadora e interdisciplinar como nascem e desenvolvem os seres vivos
+ Mediadora escolar inclui aluno com autismo sem partir do diagnóstico
Relato mostra como profissional de educação trabalhou o processo de inclusão levando em conta a singularidade do estudante
+ Educação física e AEE se unem para incluir aluno com autismo em circuito motor
Prática desenvolvida em escola municipal de Curitiba (PR) beneficiou toda turma e deu a criança com TEA a oportunidade de aprender a se divertir com os colegas
+ Interesse por culinária auxilia adolescente em seu desenvolvimento
Aulas de gastronomia e projeto de canal no Youtube contribuem para adolescente ter melhores resultados de desenvolvimento e aprendizagem
+ Rede elimina barreiras atitudinais para promover cultura inclusiva
Plano pedagógico valorizou a potencialidade de aluno e fez que a rede de ensino eliminasse barreiras atitudinais
+ Maquete do corpo humano cativa turma e auxilia inclusão de aluno com autismo
Recurso acessível com o sistema respiratório e digestório é uma maneira que educadora fez com que os estudantes compreendessem e participassem das atividades de ciências
+ Material acessível “Baú interativo” aborda cultura nordestina
Educadoras elaboraram jogo para desenvolver o processo de alfabetização e a coordenação motora dos educandos
+ Boneco incentiva alimentação saudável de forma lúdica
“Helinho Come-come” teve o objetivo de mudar o cenário de má alimentação e melhorar a comunicação de turma da educação infantil
+ “Pirata das palavras” desafia estudantes a desenvolverem a escrita
Iniciativa no ensino fundamental envolveu o uso da tecnologia no desenvolvimento da leitura e escrita em turma do segundo ano
+ “Tok Math” une tecnologia e colaboração no ensino de matemática
Em escola do Ceará, jogo apoia estudantes a realizarem as operações matemáticas básicas em diferentes níveis
8 Comentários
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Trabalho como voluntaria e desejo me aplicar mais
Olá, Nanda.
Que bacana saber que você desenvolve esse trabalho como voluntária! Como você imagina que o Diversa pode apoiá-la em seu interesse de se aplicar mais?
Continue em contato, agradecemos seu apoio.
Um forte abraço,
Olá, Ladvanda,
Para receber notícias do DIVERSA por e-mail basta se cadastrar no site: diversa.org.br/cadastro.
Agradecemos pelo carinho!
Realmente um grande trabalho prestado por vocês.
Amo este Blog como o http://www.autismonapratica.net/
que é outro blog que sigo
na minha peregrinação sobre o autismo.
Atenciosamente
Eva sherdien
sou estudantede ed fisica e o meu grupo precisa desnvolver um trabalho tio e queriamos assistir uma aula de ed fisica com alunos autista como nos ajudaria ?
Olá Eliezer,
Se você acessar esta página diversa.org.br/tag/transtorno-espectro-autista-tea você encontrará relatos de educadores que incluíram estudantes com autismo na prática. Você pode encontrar alguma experiência próxima de você e tentar contato com a escola. Procure pelos posts da categoria “Relatos de experiência” 😉
sou estudate de pedagogia e tenho que aprecenta um trabalho sobre educaçao inclusiva fala em especial sobre autismo
Bom dia a todos! Sou mãe especial, meu filho é autista, ele é muito inteligente, tem um grande potencial, notas ótimas no boletim, porém nas últimas semanas , tem apresentado um desinteresse enorme e uma grande rejeição sobre a escola, não quer mais ir as aulas.Já fui acionada pela escola para instrui-los como devem proceder diante de uma (crise) na escola. Claro que na medida do que posso ajudá-los ,eu ajudo, mas acho necessário um preparo de inclusão aos profissionais da educação, não sei mais como ajudá-los, gostaria de ajuda ,estou aqui em busca de mais informações. Grata