Uma iniciativa
Instituto Rodrigo Mendes
Entrar ou cadastrar
Sobre o Diversa
Sobre o projeto
Impactos
Princípios
Metodologia
Educação Inclusiva
Biblioteca
Artigos
Materiais Pedagógicos
Relatos de Experiências
Estudos de Caso
Notícias
Pesquisas
Indicadores
Contato
Entrar ou cadastrar
Pesquisar por:
Educação inclusiva
O que é educação inclusiva?
Conceitos fundamentais
Por onde começar?
Conceitos fundamentais
Marcos legais
Garantia de direitos
Como transformar a prática?
Políticas públicas
Gestão escolar
Estratégias pedagógicas
Famílias
Parcerias
Temas transversais
Como transformar a prática?
Estratégias pedagógicas
Qual a importância do currículo na educação inclusiva?
Como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode ser aplicado ao currículo?
O que é currículo?
O currículo pode ser uma barreira para a inclusão?
Como o currículo pode contemplar as particularidades de cada estudante?
O que á a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui para a educação inclusiva?
O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?
O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?
O PEI pode ser usado na sala de aula regular?
O uso do Plano Educacional Individualizado é obrigatório?
O que é avaliação na perspectiva inclusiva?
O que fazer quando um aluno “não aprende”?
O que é avaliação na perspectiva inclusiva?
Qual a diferença entre a avaliação tradicional e a inclusiva?
Faz sentido adaptar avaliações para estudantes com deficiência?
Quem deve adaptar uma avaliação para um estudante com deficiência?
O que é planejamento pedagógico inclusivo?
O que são materiais pedagógicos acessíveis?
O que é Planejamento pedagógico?
Quem deve planejar as atividades para os alunos com deficiência?
Como o Atendimento Educacional Especializado pode contribuir para um planejamento pedagógico inclusivo?
O que significa dizer que o planejamento é contínuo?
Como o currículo influencia na construção de um planejamento pedagógico inclusivo?
Como lidar com os diferentes tempos de aprendizagem dos alunos?
Como as estratégias pedagógicas favorecem a educação inclusiva?
O que são estratégias pedagógicas?
Como desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas?
Atividades para alunos com um mesmo diagnóstico devem ser iguais?
Qual a relação entre estratégias pedagógicas e fracasso escolar?
O que fazer quando um aluno “não aprende”?
O que são materiais pedagógicos acessíveis?
O que é acessibilidade?
O que é acessibilidade?
Quais são os diferentes tipos de acessibilidade?
Qual é a principal estratégia de acessibilidade na educação brasileira?
O que são Tecnologias Assistivas (TAs)?
O que é Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)?
O que são materiais pedagógicos acessíveis?
Compartilhe sua experiência
Divida sua prática relacionada à inclusão escolar com educadores de todo o Brasil.
Envie seu relato
Receba a newsletter do DIVERSA
E-mail
Enviar