Educadora fala sobre impacto do DIVERSA para inclusão escolar

Gestora traz um panorama de como o DIVERSA transformou sua prática pedagógica para uma verdadeira educação inclusiva

Meu nome é Maria de Lourdes Gomes Marinheiro, indígena do povo Tumbalalá, norte da Bahia. Sou professora efetiva desde 1993 e ensinei em várias escolas, incluindo as indígenas, quando elas pertenciam à rede municipal de Cabrobó (PE). Este ano completei trinta anos de profissão. 

Em minha trajetória passei por alguns setores. Entre 1993 e 2013 estive em sala de aula. Entre 2013 e 2017 estive na gerência de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Depois, por um pouco mais de um ano, fiquei na gestão de uma escola da rede municipal de ensino de Cabrobó.  

Desde 2018, estou no Núcleo de Educação Inclusiva de Cabrobó e, em paralelo, exerço a função de professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede estadual de ensino de Pernambuco. 

Inclusão na prática

Ao longo da minha carreira tive muita vontade de fazer a diferença, principalmente quando assumi cargos de gestão. Meu intuito era auxiliar outros educadores, por meio de formações continuadas e na relação do dia a dia, a atuarem da melhor forma na inclusão de estudantes público-alvo da educação especial. 

Por essa vontade, tomei a iniciativa de buscar conteúdos sobre o tema e foi quando, em 2016, encontrei o curso Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva, formação do Instituto Rodrigo Mendes (IRM). 

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No curso conheci o portal DIVERSA, plataforma que tem o objetivo de apoiar a inclusão escolar de crianças, adolescentes e jovens com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação. 

Esse é um momento importante, pois é quando comecei a ter uma fonte de pesquisa que possibilitou transformar minha carreira profissional. Como meu objetivo é possibilitar a inclusão na rede em que atuo, ao conhecer o DIVERSA, o compartilhei com os demais educadores, gestores, coordenadores, profissionais de apoio e do AEE.  

Eliminando barreiras

O portal é uma ferramenta fundamental para nós do Núcleo de Educação Inclusiva no objetivo de desmistificar certas ideias relacionadas ao tema. 

O principal aprendizado é que todo estudante, independentemente da sua especificidade, pode e deve acessar e aprender na sala de aula comum. Além dos marcos normativos da educação inclusivaque estão na plataforma, em nossas formações e reuniões conversamos e mostramos os exemplos práticos do DIVERSA, por meio dos relatos de experiência. Isso é um grande passo para eliminarmos qualquer barreira atitudinal e provar que a inclusão é possível e já acontece. 

Da mesma maneira aprendemos que não é preciso ter uma especialização em alguma especificidade para incluir em sala de aula.  

Os artigos e estudos de caso têm ajudado tanto no trabalho como educadora do AEE, como no Núcleo, onde estamos empenhados em desenvolver estratégias pedagógicas que considerem as singularidades dos estudantes. 

Ficou muito mais fácil esclarecer, por meio desses conteúdos, muitas dúvidas que tínhamos sobre o aprendizado de cada estudante, pois agora sabemos que todos podem ter dificuldades e que cada um tem suas potencialidades. 

Impactos do projeto inclusivo

Por sempre acompanhar o DIVERSA e as atividades do Instituto Rodrigo Mendes, em 2021 o município de Cabrobó se inscreveu e foi selecionado para participar da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis.  

Já tínhamos visto alguns materiais desenvolvidos e publicados no site, mas queríamos ter a oportunidade de aprender e ter a nossa própria experiência, no intuito de melhorar a inclusão para os mais de 200 estudantes público-alvo da educação especial matriculados em nossa rede. 

Durante a formação, elaboramos o “Trilhando os campos de experiências”, um jogo de trilha com percurso lúdico, idealizado para proporcionar às crianças da educação infantil a aprendizagem por meio do brincar. 

Imagem mostra parte da trilha montada em sala de aula para realização das atividades com os estudantes. Trilha tem seu caminho feito com placas de EVA coloridas, com algumas árvores e figuras de animais da região em papelão. Fim da descrição.
Foto: Maria de Lourdes. Fonte: arquivo pessoal.

Esse projeto permitiu ampliar o nosso trabalho a favor de um currículo acessível, que considera que as estratégias e recursos estejam de acordo com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). 

Toda a equipe fica muito feliz em saber que pode contribuir e inspirar outros educadores que leem e veem o nosso projeto no DIVERSA. 

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Mudanças na rede

Ao longo desses anos, o portal vem sendo nossa principal fonte de referência para conteúdos teóricos e práticos no que diz respeito à educação de qualidade para todas e todos. 

Ao acessar a biblioteca de conteúdos que é disponibilizada, meus colegas de trabalho e eu conseguimos fazer com que o direito universal à educação seja cumprido de forma efetiva. 

Hoje sabemos de forma clara que não tem uma receita para a inclusão. Precisamos pensar e mudar quando necessário. A inclusão é algo constante e mutável, pois estamos atuando com seres humanos que, apesar das semelhanças, são sempre diferentes. 

Um dos pilares da nossa abordagem é o diálogo constante com a equipe gestora, ocorrendo nos colegiados de gestores e coordenadores, promoção de formações e aulas práticas, visando orientar os profissionais da educação para atender de forma inclusiva todos os estudantes. 

Nesse sentido, a equipe do Núcleo de Educação Inclusiva, por meio do trabalho colaborativo, consegue visualizar no processo de ensino e aprendizagem um ambiente escolar mais inclusivo e propício ao desenvolvimento pleno das crianças que atendemos, colocando-os como protagonistas do conhecimento. 

A rede municipal de ensino de Cabrobó é destaque nacional e internacional em projetos em educação na perspectiva de um desenvolvimento de qualidade do estudante.  

Sabe-se que é de extrema importância a constância de implantação e implementação dos projetos que têm como princípio a inclusão de estudantes com deficiência, uma vez que esse processo demanda da qualidade das relações, do acesso e permanência no ambiente escolar.  

Tenho total gratidão ao projeto DIVERSA por nortear educadores e gestores, e por apresentar e provar que a educação inclusiva é possível e real. 

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