Como tornar o conteúdo de ciências acessível no ambiente escolar

Para ensinar conteúdos de ciência da Natureza ou de qualquer outra área do conhecimento de maneira inclusiva, é preciso reconhecer e considerar toda a diversidade presente em sala de aula, seja de credo, raça, etnia, gênero, condição econômica, social, cultural, física, mental, intelectual, sensorial ou linguística.

A pergunta que devemos sempre fazer é: como os interesses e as potencialidades dos estudantes podem ser explorados como estratégia para o ensino? Partir do repertório e das predileções dos estudantes torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais espontâneo, prazeroso e significativo para todos. Uma dica é sempre tentar compreender o que cada um deles sabe sobre aquilo que se pretende ensinar.

Para ajudar no planejamento de aulas de acordo com a aprendizagem das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em comemoração ao Dia Nacional da Ciência (8 de julho), o DIVERSA selecionou materiais pedagógicos acessíveis para trabalhar os conteúdos dos componentes curriculares de ciências (Ensino Fundamental), química, física e biologia (Ensino Médio), relatos de experiências de educadores no ensino dessas disciplinas e dúvidas compartilhadas em nosso fórum. Confira e planeje sua aula!

Materiais pedagógicos acessíveis para o ensino de ciências

Aluno manuseia sistema Terra e Lua auxiliado por professora

Veja a lista de materiais criados por professores para tornar o conteúdo curricular de ciências mais inclusivo. Você também pode confeccionar estes materiais seguindo o passo a passo e fazendo as adaptações que julgar necessárias a partir da realidade da sua escola e dos seus estudantes. Confira!

+ Sistema Terra e Lua
Duas bolas de isopor, encaixadas nos ponteiros de um relógio simples, representam a movimentação dos dois astros no Sistema solar.

+ Pirâmide alimentar interativa
Painel em formato de pirâmide e conjunto de peças com a representação visual dos alimentos são usados para trabalhar conceitos de alimentação saudável.

+ Modelo do DNA
Feito com palitos de churrasco, bolas de isopor, linhas e miçangas, material reproduz dois filamentos da molécula do DNA

+ Modelo do sistema urinário
Material que reproduz o funcionamento do aparelho urinário humano. Quando se adiciona água no material, ela desce pelos canos e circula pelos órgãos e vias urinárias.

+ Modelo do sistema nervoso
Papelão, linha, lâmpadas de LED e um circuito eletrônico básico formam este material, que reproduz em alto-relevo a disposição dos nervos no corpo humano e emite luzes para simular seu funcionamento.

+ Pulmões infláveis
Material que simula o funcionamento do sistema respiratório, composto por uma estrutura de papel que deve ser pendurada, pelo pescoço, na altura do tronco do estudante.

Leia mais:
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Relatos de experiências no ensino de ciências

Como podemos colocar ideias em prática? Inspire-se na experiência de docentes que criaram estratégias próprias de inclusão a partir de sua realidade.

Material que reproduz movimentos da mão diverte alunos em aulas de ciências
Professora desenvolve material pedagógico acessível para alunos da disciplina de ciências.

Boneco articulado auxilia aprendizado sobre corpo humano em aulas de ciências
Professor do ensino fundamental cria reprodução do corpo humano com peças de papelão, colchetes metálicos e lâmpadas de LED.

Alunos aprendem ciências com material concreto que simula sistema Terra e lua
Professora do ensino fundamental desenvolve material pedagógico acessível do sistema lunar

Maquete que simula visão humana engaja alunos em aulas de ciências
Professora utiliza recurso que reproduz globo ocular e sua conexão com o cérebro. Ele é feito com massa de modelar e um circuito eletrônico básico sobre um suporte de madeira.

Material pedagógico de baixo custo facilita estudo do sistema respiratório
Professora cria recurso que simula o funcionamento dos pulmões para trabalhar o currículo para os estudantes que necessitam de abordagens diversificadas, junto com os docentes de sala comum.

Crianças aprendem sobre diversidade e hereditariedade com “molécula” de DNA
Para apresentar conteúdos de modo mais lúdico, professora do ensino fundamental desenvolve material pedagógico acessível no estudo de ciências.

Dúvidas sobre o ensino de ciências

O Fórum é o espaço para a Comunidade DIVERSA enviar perguntas, compartilhar dúvidas e trocar ideias sobre as diferentes dimensões da educação inclusiva. Saiba quais são as principais discussões sobre como tornar o conteúdo de ciências acessível e participe das conversas.

+ Como ensinar ciências para turmas heterogêneas?
+ Como posso ensinar química a estudante com Síndrome de Down?


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