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Pulmões infláveis

Os Pulmões infláveis são um material pedagógico acessível composto por uma estrutura de papel que deve ser pendurada, pelo pescoço, na altura do tronco do estudante. Nessa base, dois balões, que representam os pulmões, são presos a dois tubos. Quando os alunos assopram esses canos, as bexigas inflam, simulando o funcionamento do sistema respiratório.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem o sistema respiratório de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial do funcionamento dos pulmões.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular a vida. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados manipulação do recurso.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O recurso Pulmões infláveis apresenta forte aderência com os componentes curriculares de ciências da natureza ao longo do ensino fundamental. Nos anos iniciais, o material pedagógico contribui para que os estudantes localizem, nomeiem e representem partes do corpo humano e expliquem suas funções. Para alunos dos anos finais, apoia o trabalho com os componentes curriculares de interação entre os sistemas, especialmente ao propor a manipulação do modelo para compreensão do organismo como um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Considerando o relato de experiência da educadora da Escola Municipal Anton Dworsak, na cidade de Duque de Caxias (RJ), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, os Pulmões infláveis podem ser utilizados como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Ciências – 1º ano

UNIDADE TEMÁTICA  Vida e evolução 
OBJETO DE CONHECIMENTO  Nutrição do organismo
Hábitos alimentares
Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
HABILIDADE  (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Ciências – 5º ano

UNIDADE TEMÁTICA  Vida e evolução 
OBJETO DE CONHECIMENTO  Nutrição do organismo
Hábitos alimentares
Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
HABILIDADE  (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:

• Conhecimento: amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial do sistema respiratório.

• Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses sobre o funcionamento do sistema respiratório por meio da manipulação do modelo.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o funcionamento do sistema representado.

• Autoconhecimento e autocuidado: amplia as formas de compreensão do funcionamento do próprio corpo permitindo a tomada de decisões fundamentadas.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

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