Sistema Terra e lua

Esta página ainda está em construção e estará completa em breve. Até lá, você pode assistir às práticas e aos tutoriais dos Materiais pedagógicos acessíveis aqui.

 
O Sistema Terra e lua é um material pedagógico acessível que representa a movimentação dos dois astros no Sistema solar. A Terra e a lua são feitos com duas bolas de isopor, encaixadas nos ponteiros de um relógio simples. A lanterna de um celular representa o sol, que é fixado na ponta de um pau de selfie e que joga luz sobre o sistema. Para ser utilizado com os estudantes com deficiência visual, foram criadas variações de textura na superfície dos modelos da Terra e da lua, representando as regiões iluminadas ou não. Assim, por meio do tato, é possível perceber essas áreas.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O material pedagógico acessível foi usado pela professora Telma Ribeiro durante uma aula de ciências na Escola Municipal José Mariano dos Passos, em Belford Roxo (RJ). A turma de 4º ano do ensino fundamental era formada por 31 estudantes, incluindo dois meninos com Síndrome de Down. Antes de manusear o recurso, as crianças tiveram contato com um livro que explicava de forma simples como o sistema solar era formado e como funcionava. No dia seguinte, a docente apresentou o Sistema Terra e lua aos alunos.

Considerando a atividade da professora Telma e outros usos na escola, o Sistema Terra e lua pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências – 3º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Terra e Universo
OBJETO DE CONHECIMENTO Observação do céu
HABILIDADE (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu

Ciências – 4º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Terra e Universo
OBJETO DE CONHECIMENTO Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
HABILIDADE (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas

Ciências – 5º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Terra e Universo
OBJETO DE CONHECIMENTO Movimento de rotação da Terra
HABILIDADE (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: o sistema Terra e lua é composto por representações tridimensionais com aplicação gráfica e texturas. É acompanhado por um conjunto de cartões que representam as diferentes fases da lua e que têm aplicação em braille para apoio à leitura.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado para a simulação do movimento de rotação da Terra e da lua e para a análise das relações entre esses movimentos e a forma como enxergamos a lua da Terra. Os cartões podem ser manipulados pelos estudantes para complementar a informação visual das características de cada fase da lua. Pode ser usado para complementar ou substituir a expressão verbal.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de manipulação do modelo e de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes ajuda na motivação e no engajamento.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: