Boneco articulado auxilia aprendizado sobre corpo humano em aulas de ciências

Eu me chamo Cristiano Jesus da Silva e sou professor do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Dolores, no município de Mesquita (RJ). Durante uma aula de ciências, realizei uma atividade com o material pedagógico Boneco articulado.

Material é feito com papelão e lâmpadas de LED. Foto: Arquivo pessoal.
O boneco é uma reprodução do corpo humano feita com peças de papelão conectadas por colchetes metálicos e que conta com um circuito de lâmpadas de LED.

Quando pequenas placas com as palavras “tronco”, “cabeça” e “membros” são encaixadas nos lugares corretos, as luzes se acendem.

+ Aprenda a fazer o recurso

Cerca de 20 estudantes participaram da aula, dentre eles uma garota com uma hipótese de diagnóstico de deficiência sendo investigada. Ela não se comunica oralmente e desenvolveu uma série de sinais para interagir.

A aula com o Boneco articulado foi bastante interessante, porque permitiu aos estudantes ter uma experiência mais concreta com o objeto de aprendizagem. Além de explorar conteúdos sobre o corpo humano, trabalhamos conceitos ligados a letras e sílabas, visto que a classe está na etapa de alfabetização.

Acredito que o material pedagógico poderia ser utilizado ao longo de todo o ensino fundamental para o estudo da área de ciências.

Deixe um comentário