Como estimular o cuidado ao meio ambiente de forma inclusiva

Confira seleção de conteúdos do DIVERSA relacionados à educação ambiental que podem servir de inspiração no ensino voltado ao tema

*Atualizado em 22/06/2022

O mês de junho é marcado por comemorações e ações relacionadas à preservação do meio ambiente. Anualmente, na primeira semana do mês, é comemorada a Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída pelo Decreto nº 86.028, com o objetivo de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do país.

Nesse mesmo período, é comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental, em 3 de junho, o Dia Nacional da Reciclagem e o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, ambos em 5 de junho.

+ Docentes abordam os impactos positivos da educação ambiental 

Para celebrar as datas, e pensando em auxiliar educadores a elaborar estratégias pedagógicas inclusivas e recursos didáticos acessíveis, o DIVERSA escolheu alguns conteúdos que podem servir de exemplo no ensino voltado ao tema.

Entre os conteúdos há materiais pedagógicos acessíveis, em consonância com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e relatos de experiência de educadoras e educadores que usaram esses materiais em salas de aula comuns.

 

Em sala de aula, professora conversa com duas alunas enquanto segura a caixa da lousa interativa em sua mão esquerda. Fim da descrição.
Foto: Paulo Fehlauer. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes 

Relatos de experiência com conteúdo sobre o meio ambiente

Ler as experiências de educadores que colocaram em prática estratégias de inclusão é uma boa forma de ter ideias para oferecer educação de qualidade para todas e todos. Inspire-se com os relatos abaixo: Conheça o projeto de ciências do “Educador do Ano”

+ Conheça o projeto de ciências do “Educador do Ano”
Linaldo de Oliveira, o Educador do Ano da 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10, estimulou estudantes do 9º ano a investigarem o conhecimento ecológico da comunidade, aprendendo sobre a relação das pessoas com a natureza. 

+ Jovens realizam ações para reaproveitamento de resíduos orgânicos
Projeto com estudantes do ensino médio desenvolveu práticas a fim de evitar o desperdício de alimentos das merendas e a criação de um biodigestor para produção de biogás que abastece o fogão de uma escola estadual em São Carlos (SP). 

Crianças aprendem sobre sustentabilidade com material interativo 
Professoras do litoral paulista relatam como elaboraram um recurso interativo, proporcionando a todas e todos os estudantes o acesso ao conteúdo do currículo

Com uso de tecnologia, educadoras criam jogo para aula de ciências 
Educadoras criaram uma estratégia para trabalhar conteúdos de ciências naturais e desenvolver a socialização entre estudantes. 

Jogo da trilha interativo promove participação e autonomia de estudante com deficiência visual 
Provocados por formação continuada em educação inclusiva, educadores identificam barreiras pedagógicas ao ensino de sustentabilidade para os estudantes. 

Projeto inclusivo ensina crianças por meio de jogos e programação 
Relato apresenta como o apoio de familiares auxiliou na criação de uma estratégia pedagógica para o ensino de sustentabilidade, cultivo da terra e reciclagem. A prática da escola de Manaus foi finalista do Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar. 

Escola usa mini tênis para trabalhar sustentabilidade e inclusão 
Escola de Belém utiliza-se da sustentabilidade para que todos os estudantes sejam incluídos na prática esportiva. Professores contam como isso também ajudou a driblar os altos custos associados à prática do tênis.

Leia mais 

Como tornar o ensino de geografia inclusivo 
Criação de jogo estimula estreitamento de laços em equipe escolar 

Materiais pedagógicos acessíveis relacionados ao meio ambiente

Confira materiais pedagógicos que possibilitam a educação ambiental de forma inclusiva. Você pode confeccionar seguindo os tutoriais e fazendo as adaptações que acreditar necessárias, de acordo com a realidade da sua escola e estudantes. 

 

Em sala de aula, sete estudantes estão ao redor do material Caminho Sustentável. Duas estudantes levantam lousas com o número 3 escrito em giz. Fim da descrição.
Foto: Paulo Fehlauer. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes 

Trilha dos seres vivos 
Composto por uma estrutura produzida em MDF e casas com números em braile, a trilha é um jogo de tabuleiro idealizado para trabalhar temas ligados à biodiversidade e à ecologia.  

Meu passeio animal 
O material pedagógico acessível foi desenvolvido para engajar os estudantes a expressarem o aprendizado de conteúdos de ciências, ampliando a oralidade e a escrita da língua portuguesa. O material foi confeccionado para ser inteiramente alocado em uma caixa de MDF que, ao se abrir, transforma-se em um jogo de trilha.  

Caminho sustentável
O Caminho sustentável foi elaborado para trabalhar com as crianças, de forma lúdica, conteúdos de sustentabilidade, como a geração de resíduos e a reciclagem. O material é composto por dois caminhões de lixo e uma guarita em miniatura com cancela, todos cortados em MDF. 

Lousa interativa 
A lousa interativa foi idealizada para estimular a alfabetização e o estudo de conteúdos curriculares de ciências, como características e evolução de animais. Para utilizar o material, é necessário acionar um botão da caixa sonora e, a partir da escuta, identificar o animal.     

Painel de adivinhação
O painel foi desenvolvido para tornar a contação de histórias mais lúdica e divertida. Ele foi confeccionado inspirado no conceito de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e utiliza recursos multissensoriais para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.  

Saiba mais 

Como tornar o conteúdo de ciências acessível no ambiente escolar 
Os desafios na construção de sistemas educacionais inclusivos 
Libras na escola inclusiva: dicas e exemplos para a prática 

Deixe um comentário