Como tornar o ensino de geografia inclusivo

Confira materiais pedagógicos acessíveis e relatos de experiência relacionados à disciplina

O compromisso de oferecer uma educação de qualidade para todas e todos deve ser uma preocupação constante de educadores em todas as disciplinas, níveis e etapas de ensino. A elaboração de estratégias pedagógicas inclusivas e recursos didáticos acessíveis para as aulas pode ser um bom ponto de partida.

Pensando nisso, e em comemoração ao Dia do Geógrafo (29 de maio), o DIVERSA selecionou alguns conteúdos que podem servir de inspiração tanto para o ensino de geografia quanto para outras disciplinas.

Confira, abaixo, materiais pedagógicos acessíveis, em consonância com as competências da Base nacional comum curricular (BNCC), para trabalhar os componentes curriculares de geografia e relatos de experiências de educadores que usaram esses materiais em salas de aula comuns. Tome nota e planeje sua aula!

Em sala de aula, professor está ao lado da lousa. Nela, está escrito: "Tectonismo", acima de um desenho do planeta Terra, com as legendas "crosta, "manto", "núcleo" e "nite". Fim da descrição.

Materiais pedagógicos acessíveis para o ensino de geografia

A lista a seguir apresenta materiais criados por professores para tornar o conteúdo curricular de geografia mais inclusivo. Você também pode confeccionar estes materiais, seguindo o tutorial disponível e fazendo as adaptações que julgar necessárias, levando em consideração a realidade da sua escola e dos seus estudantes.Mapa tátil

+ Mapa tátil
Em um painel de MDF com um mapa da América do Sul, foi utilizada a sobreposição de camadas de diferentes cores para criar os elementos táteis e visuais necessários para a identificação do relevo de cada região.

+ Jogo do Território
O material é composto por um tabuleiro de madeira em MDF com a localização geográfica dos arredores da escola. O tabuleiro apresenta um dado e uma rosa dos ventos digitais e sonoros, além de botões que reproduzem áudios dos pontos de referência das áreas comerciais próximas.

+ Placas tectônicas
Material em formato de quebra-cabeças da superfície terrestre, composto por 4 camadas: a primeira representa o manto; acima, uma camada que reproduz as placas tectônicas; a terceira, em acrílico transparente, que tem os continentes marcados a laser e representa os oceanos. Por último, os continentes, para serem sobrepostos na marcação do acrílico a fim de criar um relevo.

+ Mapa mundi interativo
Por meio de um mapa do planisfério colado sobre uma base de MDF, com um botão para cada continente, oceanos e meridianos, os estudantes recebem informações em áudio sobre cada uma dessas localidades.

+ Maquete interativa das partes dos rios
Feita sobre uma base de papelão, com lâmpadas de LED e um tecido azul para montar o trajeto de um rio principal e seus afluentes. As luzes do material se acendem com maior intensidade nos trechos onde o fluxo de água é maior e, com menos força, onde a vazão é mais fraca.

+ Mapa de relevo
A partir de uma proposta de paisagem para a maquete, foi criada uma base em papelão, com furos para encaixar palitos, onde devem ser encaixadas peças de papelão em determinada altura para representar uma realidade geográfica, diferenciando, por exemplo, quem mora no “alto” de quem mora no “baixo”.

Saiba mais
+ Estratégias inclusivas para o ensino de geografia

Estudante fixa com a mão direita uma das camadas do mapa tátil. Fim da descrição.

Relatos de experiências no ensino de geografia

Inspire-se por meio da leitura das experiências de educadores que colocaram em prática estratégias de inclusão em suas salas de aula, a partir da realidade vivida por eles e pelos estudantes.

+ Material possibilita manuseio de placas tectônicas para compreensão de fenômenos naturais
Educadores constroem recurso pedagógico acessível para eliminar barreiras ao aprendizado de conteúdos com elevada exigência de abstração.

+ Mapa mundi interativo promove protagonismo e aprendizado significativo
Educadores desenvolvem material pedagógico acessível para eliminar barreiras ao aprendizado de conteúdos com elevada exigência de abstração.

+ Para estudar rio da comunidade, estudantes criam maquete interativa
Educadoras e diretor de Centro Integrado criam projeto para tratar do principal rio da região e proporcionam estudo hidrográfico e de temas como clima, fauna, relevo, vegetação e poluição.

+ Material pedagógico interativo é usado em aulas sobre projeção cartográfica na EJA
Em época de Copa do Mundo, educadora decide tratar de temas como continentes, países e oceanos dentro da disciplina de geografia, aproveitando o interesse dos alunos pelo evento esportivo.

+ Escola indígena resgata tradição em aulas inclusivas de geografia
Professor de história, geografia e filosofia em escola de Rondônia realiza trabalho para superar preconceitos e buscar alternativas de sobrevivência e preservação do etnoconhecimento do povo Paiter.

Leia mais
+ Como tornar o ensino de Língua Portuguesa inclusivo no ambiente escolar
Como tornar o conteúdo de Ciências acessível no ambiente escolar
+
 Inclusão por meio do esporte: dicas e práticas para a educação física
Ensino de arte e inclusão: histórias inspiradoras


Quer se informar ainda mais? Navegue no DIVERSA e conheça outros materiais pedagógicos acessíveis e leia vários conteúdos sobre educação inclusiva.

Aproveite também para fazer parte do grupo do DIVERSA no WhatsApp e ficar por dentro de cada novo conteúdo. Basta acessar: diversa.org.br/whats-app/!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: