Confira a evolução do DIVERSA nas redes sociais em seus 10 anos

Em 2021, o DIVERSA completou uma década contribuindo com informações sobre educação inclusiva para profissionais da educação e familiares

O DIVERSA, mantido pelo Instituto Rodrigo Mendes, é um portal sobre educação inclusiva que disponibiliza artigos de especialistas, notícias sobre o tema, estudos de caso e relatos de educadores, estudantes, familiares de escolas brasileiras e internacionais, no caso da seção DIVERSA pelo mundo.

A ideia do projeto surgiu em 2010, durante um seminário na Universidade de Harvard, no qual o Rodrigo Hübner Mendes foi conferencista. No ano seguinte, em 2011, o projeto oficialmente ganhou o seu nome e o portal on-line.

No mesmo ano de 2011, também foi criado o Facebook do DIVERSA, com o objetivo de divulgar as publicações lançadas no site. Em 2020, foram criados os grupos de WhatsApp e, há pouco mais de um ano, foi criada uma página no Instagram, em abril de 2021.

Saiba mais

+ Comunidade escolar fala sobre contribuição do portal DIVERSA
+ Entrevistados falam da importância do DIVERSA para educação inclusiva
+ Portal DIVERSA completa aniversário de 10 anos de existência
+ Acompanhe a evolução do portal DIVERSA nos últimos 10 anos

Em 2017, o Facebook do portal DIVERSA recebeu 6.035 curtidas e, em 2021, esse total aumentou para 54.031. Atualmente, possui 59.250 curtidas, o que representa um crescimento de 795% nos últimos cinco anos. Ainda em 2021, o alcance total da página do Facebook também apresentou um aumento significativo, totalizando 1.859.489, o que representa 29,20% a mais que em 2020, onde o total de alcance era de 1.439.222.

 

Captura de tela da página do DIVERSA no Facebook. Imagem de cabeçalho mostra dois estudantes, um menino e uma menina, compartilhando álcool gel em sala de aula. Ambos usam máscara.

O crescimento desses números se dá pelo fato de que, nos últimos dez anos, mais pessoas passaram a usar as redes sociais como principal meio de compartilhamento de informação, segundo pesquisa feita pela Universidade de Pittsburgh.

 

 

 

 

No primeiro mês do Instagram do DIVERSA, em abril de 2021, o total de seguidores era de 308 e, até dezembro do mesmo ano, o número aumentou para 763 seguidores, o que representa um crescimento de 147% no período.

Nesse primeiro ano de Instagram, também houve aumento de alcance de 100%, sendo maio, junho, setembro, outubro e dezembro de 2021 os meses em destaque.

 

Captura de tela da página do DIVERSA no Instagram. Imagem do logo do DIVERSA do lado esquerdo. Ao centro, textos "151 publicações, 10.050 seguidores e 59 seguindo", "DIVERSA. Compartilhamento de experiências sobre educação inclusiva na escola comum. O DIVERSA é uma iniciativa do @InstitutoRodrigoMendes. Acesse o portal diversa.org.br" e "publicações, reels, vídeos e marcados".

 

 

Entre os conteúdos publicados no Facebook, a publicação que ganhou maior destaque nos últimos anos foi a que deu início aos relatos de experiência dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 – com um total de 68.272 pessoas alcançadas, 5.401 reações e 264 compartilhamentos.

 

Leia os relatos dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10 de 2021

+ Conheça o projeto de ciências do “Educador do Ano”
+ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são trabalhados em aulas de inglês

No Instagram, a publicação com maior destaque de 2021 foi um post comemorativo de 9 de dezembro, Dia Nacional da Criança com Deficiência. O conteúdo alcançou 45.945 pessoas e recebeu 1.310 reações e 28 compartilhamentos.

Ainda relacionado às redes sociais, outro fator interessante é a questão de gênero do público que curte e segue as páginas. No Facebook, o maior público é masculino (51,1%), enquanto, no Instagram, o maior público é feminino (84,2%), o que se assimila com o público do portal, que é majoritariamente feminino.

O DIVERSA também divulga seus conteúdos por WhatsApp. Até agora, são seis grupos existentes no aplicativo, que somam mais de mil participantes recebendo novos conteúdos sobre educação inclusiva em primeira mão.

Além das redes sociais, milhares de usuários são cadastrados no portal DIVERSA para receber os conteúdos em uma newsletter mensal e também colaborar com relatos de experiência e artigos, visando a construção de uma sociedade mais inclusiva, como declara a educadora Sheyla Dutra:

O portal é minha primeira fonte de pesquisa, pois luto pela educação para todos desde sempre e presto acolhimento a familiares de pessoas com deficiência no tocante à inclusão escolar e laboral. Muitas das orientações que busco no DIVERSA já tiraram muitos alunos e professores do sufoco. Gratidão eterna! #soufã.

 

 

Leia também

+ 10 anos do DIVERSA: relembre relatos de experiência publicados no site
+ Confira lista de conteúdos do portal DIVERSA de 2021
+ Confira seleção de artigos em comemoração aos 10 anos do DIVERSA

Talvez você goste também

Deixe um comentário