Confira lista de conteúdos do portal DIVERSA de 2021

Relembre publicações do portal ao longo desse ano, como as relacionadas à volta de estudantes ao ensino presencial e aos 10 anos do DIVERSA

Em mais um ano, o DIVERSA compartilhou conhecimento e boas práticas sobre educação inclusiva, a fim de colaborar para um ensino de qualidade para pessoas com e sem deficiência em escolas comuns do país.

Foram mais de 100 conteúdos produzidos ao longo de 2021, entre artigos, notícias, relatos de experiências e materiais pedagógicos acessíveis que abordaram diferentes temas dentro da educação inclusiva: retorno dos estudantes à escola, de forma híbrida ou definitivamente presencial; discussão sobre a nova Política Nacional de Educação Especial; políticas e estratégias pedagógicas no Brasil e ao redor do mundo; entre diversos outros assuntos relacionados à inclusão.

Além disso, em 2021 o portal DIVERSA comemorou sua primeira década de existência. Nesses dez anos, o site se tornou uma rede de troca de experiências reais de inclusão para educadores, gestores pedagógicos e outros membros da comunidade escolar.

Frente a tudo isso, para relembrar estes e outros assuntos, foram selecionados dez conteúdos publicados nesse ano no portal para você ler (ou reler). Aproveite a leitura!

 

Em sala de aula, estudantes estão sentados no chão em volta de tapete colorido, posando para foto. O material pedagógico acessível Arizinho está no centro.
Foto: Paulo Fehlauer. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes

+ Jornalista relata seu ensino superior inclusivo
Graduado em jornalismo e pós-graduado em Gestão de Comunicação e Negócios, William Truppel relata como a educação inclusiva propiciou seu desenvolvimento de habilidades e competências também no ensino superior. Este foi o primeiro relato de experiência escrito por um estudante para o portal.

+ Portal DIVERSA completa aniversário de 10 anos
Saiba mais sobre o portal e assista ao vídeo de comemoração de uma década da plataforma que apoia diversos atores da comunidade escolar para uma educação inclusiva de fato.

+ Estudo em Campinas aponta mudanças necessárias à educação inclusiva
Pesquisadores do Instituto Rodrigo Mendes mostram resultado da pesquisa feita com educadores e gestores da rede estadual de ensino de Campinas (SP) sobre a inclusão de estudantes com deficiência e citam medidas que fortalecem ainda mais a educação inclusiva.

+ “Corrida do desafio” de educadoras proporciona alfabetização lúdica
Material pedagógico acessível auxilia apreensão da leitura e da escrita por meio de jogo colaborativo entre estudantes do ensino fundamental.

+ Com legislação favorável, Quênia avança em educação para todos
Marcos legais do país garantem acesso e suporte para crianças com deficiência na educação, mas ainda há dificuldades de implementação.

+ Especialistas são contra a nova Política Nacional de Educação Especial
Pessoas que atuam para defesa da educação inclusiva no país veem o decreto que define a nova política como segregador e inconstitucional.

+ Recursos Educacionais Digitais e Tecnologia Assistiva para inclusão
Artigo fala como a tecnologia pode fazer parte de estratégias pedagógicas acessíveis a todos os estudantes. O panorama completo sobre o tema foi publicado no estudo “Tecnologias digitais aplicadas à educação inclusiva: fortalecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem”.

+ Ensino superior: instituições explicam importância da inclusão
Universidades se empenham em promover educação de qualidade para todas e todos e acessibilidade no ensino superior.

+ Marabá (PA) fortalece atenção e cuidado aos estudantes na pandemia
Desde a implementação do ensino remoto até o retorno presencial, rede municipal prioriza o cuidado com todos os estudantes e profissionais de educação.

+ Entrevistados falam da importância do DIVERSA para educação inclusiva
Especialistas que colaboraram com o portal ao longo dos 10 anos de existência falam da contribuição do DIVERSA para um ensino inclusivo de qualidade.

Deixe um comentário