No início do ano letivo, professores, diretores e coordenadores pedagógicos se preparam para acolher antigos e novos estudantes. Esse período do planejamento escolar marca o melhor momento para envolver todos os atores do processo educacional na definição de objetivos e estratégias para os próximos meses. Muito mais do que determinar os conteúdos das disciplinas, é hora de repensar a escola, seu papel e sua missão.
Nesse cenário, a chegada de novos alunos com deficiência – com ou sem um laudo médico fechado – acentua a importância e a urgência de reinventar as práticas pedagógicas. Confira alguns princípios e dicas que podem auxiliar educadores nessa tarefa.
O que você precisa saber
Mesmo que tenham um mesmo diagnóstico de deficiência, dois estudantes podem responder de modos distintos a uma mesma proposta. Isso porque a diferença é própria da condição humana. Ou seja, não há como saber antecipadamente o que fazer com uma criança tendo como base somente seu laudo.
Saiba mais sobre diferenças em sala de aula e sobre como se preparar para a inclusão:
+ O papel da escola quando há hipótese de diagnóstico de deficiência
+ Qual é o preparo necessário para incluir um estudante com deficiência?
+ O fracasso escolar e rótulo dos alunos “ditos normais”
+ Empatia na educação inclusiva: conviver e ensinar na diferença
O planejamento escolar
No contexto da educação inclusiva, o planejamento pedagógico deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, tem que valorizar os interesses e atender às necessidades de cada aluno. Trata-se de pensar em aulas desafiadoras para todos, com formas diversas de apresentar e explorar o currículo. Saiba mais:
+ Desafios na sala de aula: dimensões possíveis para um planejamento flexível
+ Eixos de interesse: pontes para o aprendizado e desenvolvimento de todos os alunos
+ Quem deve colaborar com o professor de sala de aula no processo de planejamento?
+ Como o currículo influencia na construção de um planejamento pedagógico inclusivo?
+ Como lidar com os diferentes tempos de aprendizagem dos alunos?
Na prática
Para te inspirar você, o DIVERSA selecionou histórias reais de como um planejamento escolar pode considerar as diferenças dos estudantes na prática. Os relatos abrangem diversas áreas do conhecimento e etapas de ensino. Confira!
Escola realiza gincana entre crianças e famílias para se aproximar de comunidade
Em Cuiabá (MT), unidade de educação infantil convida familiares para brincar com as crianças como estratégia para estreitar relações com a comunidade.
Professores articulam temas sobre diversidade para combater bullying em colégio após chegada de alunos com autismo e Síndrome de Down.
Construção coletiva de plano de trabalho de AEE na educação infantil
Equipe gestora e professoras do AEE e da sala regular se unem para reformular objetivos de plano de AEE de criança com deficiência múltipla.
Estudantes do ensino médio criam kit para ensinar física a colega cego
Professor de física compartilha desafio de ensinar jovem cego com toda turma e alunos se unem para criar materiais de ensino de óptica por meio do tato.
Escola de EJA cria espaço de formação e diálogo para estudantes e famílias
Com espaços de diálogo, unidade de São Paulo (SP) se aproxima da comunidade e articula troca de experiências entre famílias de adolescentes com deficiência.
Outras referências
Fique por dentro das discussões sobre planejamento escolar inclusivo. Acesse todos nossos conteúdos sobre o tema em diversa.org.br/tag/planejamento.
Para dicas de recursos que podem diversificar sua aula, confira nossa biblioteca de materiais pedagógicos acessíveis.
Aproveite também para esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre educação inclusiva na Comunidade DIVERSA. Basta se cadastrar para começar a interagir!