Acesse a seção de pesquisas do DIVERSA

Confira estudos sobre educação inclusiva produzidos pelo Instituto Rodrigo Mendes e por instituições parceiras

Com 11 anos de existência, o DIVERSA oferece um acervo de conteúdos sobre educação inclusiva, entre relatos de experiênciaartigosnotíciasmateriais pedagógicos e pesquisas. 

Além de conteúdos sobre conceitos, marcos legais e práticas pedagógicas, o portal também traz dados relacionados à inclusão escolar. Nesse sentido, a seção de pesquisas do DIVERSA reúne estudos sobre o tema.  

Acesse a seção de pesquisas do DIVERSA 

Inicialmente, a seção disponibilizava pesquisas realizadas pelo Núcleo de Pesquisas do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), contudo, desde julho, o acervo passou também a contar com estudos de instituições parceiras e apoiadoras, como Movimento pela BaseFundação Lemann, Itaú SocialFundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Instituto Alana, Todos Pela Educação, entre outras. 

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Saiba mais sobre as pesquisas disponibilizadas 

As pesquisas são grandes aliadas na construção de conhecimento e no entendimento do atual cenário da educação inclusiva, bem como os dados fornecidos pelo Painel de Indicadores da Educação Especial, que podem instrumentalizar gestores na criação de políticas públicas baseadas em dados e evidências. 

Além disso, os estudos podem ser utilizados como base para o planejamento de ações e estratégias pedagógicas que oportunizem a aprendizagem de todos os estudantes, sem exceção.  

Conheça as doze pesquisas publicadas no portal até o momento: 

Estudos do Instituto Rodrigo Mendes 

Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da covid-19: um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais 

Estudo elaborado pelo Núcleo de Pesquisas do IRM teve como objetivo contribuir com os gestores responsáveis por planejar e implementar políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação das pessoas com deficiência, envolvendo ações relacionadas ao período de isolamento social, bem como à fase de reabertura das escolas. 

Tecnologias digitais aplicadas à educação inclusiva: fortalecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem 

Realizado em parceria com o Instituto Unibanco, o estudo tem como objetivo oferecer um retrato global e atual das tecnologias educacionais digitais que têm potencial para favorecer a inclusão escolar de todas e todos os estudantes. 

Pesquisa com docentes sobre a escolarização de crianças com deficiência 

Pesquisa apresentada pelo Instituto Rodrigo Mendes, realizada pelo Datafolha a pedido da Fundação Lemann, mostra que a maioria dos docentes acreditam que a escolarização de crianças com deficiência proporciona benefícios educacionais a todos os estudantes. 

Sala de recursos: um estudo sobre o município de Campinas 

Realizado em parceria com a FEAC, o estudo teve como finalidade traduzir a opinião de gestores, professores e estudantes público-alvo da educação especial de 175 escolas estaduais de Campinas (SP). Embora sua contribuição se concentre nessa cidade, é possível retirar conclusões para qualquer rede escolar.

Saiba mais 

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Estudos de instituições parceiras e apoiadores 

Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência 

Realizado pelo Instituto Alana e a ABT Associates, sob coordenação de Thomas Hehir, Silvana e Christopher Pascucci, professores da Universidade de Harvard, estudo demonstra que pessoas sem deficiência que estudam em salas de aula inclusivas têm opiniões menos preconceituosas e são mais receptivas às diferenças. 

Repensar o Ensino Médio 

Pesquisa revela que para os jovens estudantes do ensino médio a escola ideal se preocupa com a inclusão e assegura o mínimo de infraestrutura para garantir uma educação de qualidade. Estudo é uma iniciativa do Todos Pela Educação (TPE), com apoio do Itaú BBA e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e realização da Multifocus. 

O que a população brasileira pensa sobre educação inclusiva 

Encomendada pelo Instituto Alana, esta pesquisa do Datafolha teve como objetivo conhecer as percepções da população brasileira em relação à educação inclusiva, concepção que entende que todos os estudantes, com e sem deficiência, podem aprender juntos. 

Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias 

Pesquisa Datafolha, encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures, busca identificar se os estudantes dos ciclos fundamental e médio estão recebendo, acessando e realizando as atividades de aprendizado remoto durante a pandemia no Brasil. 

Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – Um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação 

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ações Comunitárias (Cenpec) traz um panorama da exclusão escolar antes e durante a pandemia, mostra que o Brasil corre o risco de regredir duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação, e aponta o que pode ser feito para reverter essa situação. 

Educação inclusiva hoje: Ibero-América em tempos de pandemia 

Panorama completo da situação atual da educação inclusiva na região ibero-americana e de como tem evoluído a partir do impacto da pandemia covid-19, com dados de 22 países da região fornecidos pelos Ministérios da Educação, bem como por especialistas em educação inclusiva. A pesquisa é uma realização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). 

Inclusão e educação em tempos de pós-pandemia: painéis do Fórum Regional de Política Educacional 2020 

A publicação do Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIEP), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), recupera sete apresentações feitas durante os painéis do Fórum Regional de Política Educacional 2020, e focaliza a análise nos sete fatores que contribuem para a exclusão educacional na região, assim como, as estratégias propostas pelos autores para avançar à uma educação realmente inclusiva. 

Coerência Educacional na Implementação dos Currículos: Pesquisa de Percepção com Professores de Ensino Fundamental 

Estudo teve como objetivo notar a percepção dos professores sobre a coerência educacional, promovida pela implementação dos novos currículos em escolas de ensino fundamental de redes públicas brasileiras. Os dados foram coletados pelo Instituto Datafolha e analisados pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes/USP). A iniciativa da pesquisa é do Movimento pela Base e da Fundação Lemann. 

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