O Librando é um material pedagógico acessível (MPA) desenvolvido com o objetivo de minimizar barreiras de comunicação e promover o aprendizado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua portuguesa de uma forma colaborativa.
O recurso é composto por 46 conjuntos de cartas plastificadas numeradas e um dado eletrônico programado para realizar sorteio aleatório com numeração de 1 até 46. Cada conjunto contém três cartas, sendo uma com a imagem que corresponde a palavra, uma com dicas e outra com a resposta escrita em Língua portuguesa e em Libras.
As palavras contidas nas cartas foram trabalhadas em sala, entre verbos, substantivos, locais específicos do ambiente escolar, como biblioteca e ginásio. A proposta é o jogador realizar a datilologia e/ou sinal corresponde em Libras indicado na carta com o menor número possível de dicas.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O material foi desenvolvido em consonância com a Base nacional comum curricular (BNCC), considerando aspectos da área de linguagens e seus diferentes usos nos anos inicias do ensino fundamental.
Considerando o relato de experiência das educadoras e dos educadores da EMEB Hilda Granemann de Sousa e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Librando pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Língua Portuguesa
Unidade temática | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Estratégia de leitura |
Habilidade | (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. |
Unidade temática | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica |
Habilidade | (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. |
Unidade temática | Oralidade |
Objeto de conhecimento | Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala |
Habilidade | (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. |
Unidade temática | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Decodificação/Fluência de leitura |
Habilidade | (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O Librando foi confeccionado em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.
O uso do material proporciona o aprendizado de Libras, para estudantes ouvintes e surdos, ampliando simultaneamente o vocabulário nas duas línguas.
O formato do material facilita a interação e o protagonismo dos estudantes e conta com elementos táteis e visuais do dado eletrônico, das cartas plastificadas, com diferentes linguagens, incentivando o engajamento e aprendizado de todas, todos e cada um.
O processo colaborativo de desenvolvimento desse MPA incentiva a criação de outros recursos e estratégias pedagógicas que contemplem estudantes com e sem deficiência.