Mapa tátil

O Mapa tátil foi construído para trabalhar conteúdos de geografia físicaou seja, características naturais existentes na superfície terrestre, principalmente as formas de relevoEle consiste em um painel de MDF com um mapa da América do Sul gravado, onde diferentes camadas de MDF cortadas a laser foram sobrepostas, formando relevos, e pintadas de diferentes cores, representando os níveis de altitude do continente sul-americano. 

O Mapa tátil também pode ser usado com adaptações para ensinar outros temas de geografia, tais como clima, geologia, topografia, vegetação, hidrografia, entre outros 

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência das educadoras da EMEF Maria Aparecida de Souza Campos e possibilidades de uso em outras escolas, o material pode ser aplicado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC): 

Geografia 

Unidade temática Formas de representação e pensamento espacial 
Objeto de conhecimento Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras 
Habilidade (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.  

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. 

Geografia 

Unidade temática Natureza, ambientes e qualidade de vida 
Objeto de conhecimento Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na América Latina 
Habilidade (EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia. 

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

Mapa tátil foi confeccionado em sintonia com conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza recursos para minimizar as barreiras à participação de todos os alunos, com ou sem deficiência. 

O material apresenta elementos visuais  legenda e níveis de altitude com cores diferentes  e táteis  camadas sobrepostas de MDF para a identificação do relevo. A atividade aciona conhecimentos prévios dos estudantes, tais como localização de cidades e regiões conhecidas, aproximando o componente curricular de exemplos da vida cotidiana. 

mapa amplia as possibilidades de percepção e permite a associação de conteúdosAo ser manipulado pelos estudantes de forma autônoma, o material estimula a curiosidade, a compreensão e a capacidade de levantar responder questionamentos 

A participação dos estudantes na construção do material contribui para aumentar a motivação, engajamento e trabalho colaborativo entre todos. Favorece ainda autoestima, o protagonismo e o aprendizado de modo mais significativo. 

Deixe um comentário