Escolas municipais de Manaus se destacam em inclusão

Por meio da participação e da escuta ativa, Secretaria Municipal de Educação de Manaus busca ser referência nacional em educação pública de qualidade

Nossas portas estão sempre abertas para ouvir nossos colegas e atendê-los sempre que solicitado. Afinal de contas, não temos como falar de qualidade sem falarmos de compromisso e valorização. Nossa gestão é marcada por consultas públicas, das quais todos, principalmente nossos professores, participam das tomadas de decisões.

Com essa fala, Dulce Almeida, Secretária Municipal de Educação (Semed) de Manaus (AM), declara a importância da construção colaborativa de uma educação de qualidade, que valoriza a democracia e a escuta de todos os atores da comunidade escolar.

Atualmente, a Semed de Manaus atende cerca de 242 mil estudantes das zonas urbanas, rurais e ribeirinhas, em mais de seis mil unidades de ensino com concepção integral e em mais de duas mil unidades em tempo integral. Dentre as alunas e alunos recebidos na rede municipal, há estudantes estrangeiros e estudantes público-alvo da educação especial, que têm suas singularidades respeitadas.

Além de salas de recursos nas unidades de ensino, da parceria com a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed) surgiu o “Ampliando Horizontes”, um programa de cursos livres de idiomas que visa oportunizar a valorização e qualificação profissional de servidores e dependentes, ofertando aulas gratuitas de língua inglesa, espanhola e Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos participantes.

Em setembro de 2022, o então prefeito de Manaus, David Almeida, reafirmou o compromisso da sua administração de transformar a educação básica do município em uma das melhores do Brasil: “Eu sonho um dia chegar aqui e falar que vocês são os melhores professores e educadores do Brasil, e isso é possível.”

Leia também

+ Vencedores do Prêmio Educador Nota 10 valorizam equidade e inclusão
+ Gestão democrática garante ambiente escolar inclusivo em escola de Manaus

Um exemplo de boas práticas educacionais em Manaus vem da reconhecida Escola Municipal Waldir Garcia, que foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 de 2020.

A escola funciona em tempo integral, cumpre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, no contra turno, segue uma parte curricular diversificada, com oficinas. “Não é apenas uma extensão do tempo de permanência do estudante, mas a formação de estudantes críticos e reflexivos dentro de um ambiente democrático. Uma escola que acredita que, em parceria com a família, obterá bons resultados. A Escola Waldir Garcia é uma escola que tem sido motivo de muito orgulho, exemplo de escola viva, feita para a comunidade e parte da comunidade. Se reinventa, inspira.”, completa Dulce.

Gestão democrática

Diretora na unidade escolar há 17 anos, Lúcia Cristina Cortez de Barros Santos trabalha, desde 2005, para a criação e continuidade de uma gestão democrática no colégio.

Ao lado de mais de 16 mil servidores, ela faz parte da rede municipal de educação e se dedica todos os dias em busca de transformar a vida dos estudantes e gerar conscientização para melhoria do ensino nas demais escolas brasileiras:

“Passos que podem ser seguidos por outras escolas são exatamente focar em uma gestão democrática, participativa, colaborativa, com a concepção da educação integral. Não dá mais para viver no isolamento pedagógico, em que alguns criam mecanismos e os outros só têm que cumprir. É preciso envolver todos os atores educacionais, para que eles se sintam pertencentes ao processo. A escola é um espaço de escuta, e eu acho que esse é o caminho que a Waldir Garcia vem trilhando, e com muito sucesso.”, conta Lúcia.

Em relação ao compromisso com a educação, a Semed de Manaus não tem medido esforços para colocar a educação local entre as melhores do país, incluindo a disponibilização de formações continuadas, e Dulce garante: “Temos esse compromisso desde a creche até as escolas dos anos finais. Trabalhando na reforma e inauguração de novas unidades, possibilitamos aos nossos estudantes condições mais dignas e qualidade na educação. Do mesmo modo, nossos professores têm sido cada vez mais valorizados em relação aos seus direitos, titularidade e recursos para o trabalho”.

O envolvimento dos estudantes, familiares, profissionais de educação e toda a comunidade do entorno nas decisões faz com que eles se sintam verdadeiramente pertencentes à escola. Lúcia comprova: “Quando ele é parte da escola e se sente envolvido, ele cuida da escola, se sente bem, feliz e amado. Essa pedagogia do cuidado, que acolhe todos, faz uma diferença enorme e traz bons resultados”.

O que é uma educação de qualidade?

Para Lúcia Cristina, uma das principais barreiras à inclusão é a “cultura da reprovação”. Há sete anos à frente da gestão escolar, ela promove um movimento em que ninguém é reprovado. De acordo com a diretora, são realizadas avaliações com focadas na formação e na aprendizagem, com base em uma análise qualitativa que identifica as dificuldades de aprendizagem e, a partir daí, foca-se em intervenções pedagógicas com acompanhamento individual, para respeitar o tempo e o ritmo de desenvolvimento das crianças.

Portanto, entender que cada estudante aprende a seu modo permite uma educação que garante a todos potencializar suas habilidades e evita casos de evasão e abandono escolar.

“Cada criança é única, um é diferente do outro, e a escola precisa identificar, conhecer e respeitar essas singularidades, essa diversidade e a centralidade, que são princípios da educação integral. Devemos posicionar o estudante na centralidade do processo educativo para que ele seja protagonista da sua aprendizagem. É preciso dar o incentivo e as condições necessárias para que ele possa aprender. Temos que buscar diversas estratégias para que isso aconteça. Somos os mediadores nesse processo”, conclui a gestora da EM Waldir Garcia.

Saiba mais

+ Gestão democrática, escola inclusiva
+ O papel do diretor na valorização das diferenças e inclusão de todos
+ Trabalho colaborativo como ferramenta para inclusão escolar

A educação é para todos

Mas, afinal, quem tem direito à educação? Por mais que a resposta “todos” venha imediatamente à cabeça, uma vez que a educação é um direito humano fundamental, foi necessário que o Ministério da Educação (MEC) lançasse, em 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para a criação de diretrizes e políticas públicas com objetivo de não deixar as pessoas com deficiência para trás.

“Todos são bem-vindos na escola: pessoas com deficiência, que venham de outro país, que falem outro idioma, que sejam de nível socioeconômico baixo… Independentemente de qualquer especificidade, é preciso respeitar a diversidade, a pluralidade cultural, respeitar as diferenças e incluir”, diz a diretora.

Em 2014, foi promulgado o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a universalização do acesso à educação básica e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes público-alvo da educação especial.

Além disso, com a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), é considerado crime a negação de matrícula e a cobrança de taxas adicionais para estudantes com deficiência, sendo tais práticas proibidas desde 2015.

“A gente foi tecendo aos poucos, com toda a comunidade, esse projeto coletivo de gestão democrática. Na entrada da escola, temos um mural bem grande com uma frase de Paulo Freire: ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.’ e a Waldir Garcia é essa escola transformadora.”, finaliza Lúcia.

 

Deixe um comentário