Inclusão de alunos com autismo na escola: dicas e exemplos para a prática

Crianças correm alinhadas em quadra de esportes escolarComo ensinar uma criança com autismo se não sou especialista no transtorno do espectro autista (TEA)? Como passar o conteúdo curricular para um estudante que não se mostra curioso ou que se dispersa em sala de aula? Dúvidas como essas são bastante comuns entre professores de alunos com TEA. Para esclarecer essas e outras questões, o DIVERSA selecionou uma série de reflexões de especialistas em educação inclusiva e o relato de quem incluiu pessoas com autismo na prática. Confira!

O que os especialistas dizem?

Não existe uma “receita” para ensinar crianças e adolescentes com TEA. Hoje, os especialistas em educação já sabem: mesmo que duas pessoas apresentem o mesmo diagnóstico, elas podem reagir de modos diferentes a uma mesma proposta pedagógica. Por isso, o que funciona para um estudante com autismo pode não funcionar para outro.

Para ensinar, portanto, o professor não precisa ser especialista no transtorno. O recomendado é que se procure conhecer todos os alunos de forma individual e se perceba como cada um aprende. Mais do que um conhecimento específico, a inclusão dessas crianças e adolescentes requer uma mudança no modo como a escola pensa e faz educação.

Veja o que os especialistas dizem sobre a identificação dos interesses e dos potenciais dos estudantes e outras dicas para lidar com alunos com TEA na escola comum.

+ Qual é o preparo necessário para incluir um estudante com deficiência?
+ O efeito do diagnóstico de autismo sobre o olhar da escola
+ Transtorno do espectro autista e educação: a importância de respostas humanizadas
+ Saúde e educação: atuando em rede para atender pessoas com deficiência
+ Inteligências múltiplas: como potencializá-las em sala de aula
+ Escrita e alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

Autismo na escola: a prática dos professores

Mas como colocar essas ideias em prática? Inspire-se nestas histórias reais de inclusão e crie suas próprias estratégias a partir de sua realidade.

Feito com lata de tinta usada, material pedagógico incentiva criação de histórias
Professora desenvolve atividade de criação coletiva de histórias para alunos com e sem deficiência usando material pedagógico feito com lata usada e ímãs.

Este vídeo conta com audiodescrição, Libras e legendas em português

Interlocução entre sala regular e AEE garante inclusão de criança com TEA
Com trabalho colaborativo, escola de Peruíbe (SP) se aproxima de família de estudante com autismo e amplia estratégias pedagógicas de comunicação.

Educadoras flexibilizam atividades para adolescente autista
Em conjunto, docentes da sala regular e do atendimento educacional especializado (AEE) desenvolvem estratégias pedagógicas para aluno do 8º ano.

Construção coletiva de plano de trabalho na educação infantil
Equipe gestora e professoras do atendimento educacional especializado (AEE) e da sala de aula comum se unem para reformular plano de trabalho de criança com TEA.

Educadores se unem para incluir estudante com autismo em circuito motor
Professoras ajudam garoto com transtorno do espectro autista de Curitiba (PR) a vencer barreira do isolamento ao criar circuito motor e corridas de revezamento para turma do 4º ano.

Este vídeo conta com legendas (ativadas pelo player) e uma versão com Libras e audiodescrição

Principais dúvidas: a Comunidade DIVERSA responde

A Comunidade DIVERSA é o espaço onde educadores, gestores escolares e públicos, familiares e outros profissionais que lidam com a inclusão de alunos com deficiência compartilham dúvidas e trocam ideias. Saiba quais são as principais conversas de nossos usuários sobre autismo.

+ O que fazer diante da suspeita de que um aluno possa ter autismo?
+ O autismo é considerado uma deficiência intelectual?
+ Existe material pedagógico acessível para meu filho autista?
+ Quais atividades realizar com uma criança com autismo com dificuldade de atenção?
+ Como trabalhar o currículo com estudante com autismo do 4º ano?
+ Como despertar interesse de aluno com autismo na educação física?
+ Como estimular a linguagem de uma criança que não fala?
+ O que a Secretaria de Educação pode fazer para incluir alunos com autismo?
+ O que fazer quando a escola frequentemente pede para a família buscar um aluno?

Quer se informar ainda mais? Confira todas as dicas do DIVERSA sobre autismo na escola. Aproveite também para esclarecer dúvidas, responder perguntas e trocar ideias sobre educação inclusiva com a Comunidade DIVERSA. Basta se cadastrar para começar a interagir!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: