Confira dicas de estratégias colocadas em prática por educadores que promovem um ensino inclusivo na disciplina de matemática
Desde 2013 é comemorado em nosso país o Dia Nacional da Matemática. Instituída pela Lei nº 12.835/13, a data faz homenagem ao nascimento de Malba Tahan, pseudônimo do matemático, educador e escritor modernista brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, que usava de suas histórias para divulgar conhecimentos matemáticos.
Além da homenagem, a data tem o objetivo de ressaltar a importância da disciplina e incentivar gestores, educadores e estudantes a realizarem atividades educativas e culturais voltadas ao tema.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNNC), “o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da educação básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais”.
Essa é uma oportunidade de pensar, criar e colocar em prática estratégias pedagógicas inclusivas e materiais pedagógicos acessíveis que promovam a aprendizagem de todos os estudantes na rotina escolar.
A fim de colaborar com a educação inclusiva no ensino de matemática, confira uma seleção de conteúdos do DIVERSA e de outros portais que abordam como educadores podem desenvolver e aplicar estratégias no ensino da disciplina.
DIVERSA
+ Material une tecnologia e colaboração no ensino de matemática
Saiba como foi o processo de criação do material pedagógico acessível Tok Math e sua aplicação para ensinar estudantes a realizarem as operações matemáticas básicas em diferentes níveis
+ Educadora ensina matemática na pandemia com “O Pulo do Gato”
Em meio à pandemia, professora desenvolveu projeto com apoio da gestão escolar e da comunidade, colocando os estudantes como protagonistas, elevando o desenvolvimento das turmas
+ “Duelo Pitagórico” apresenta matemática de forma lúdica a estudantes
Em escola municipal do Ceará, professores criaram uma estratégia com material pedagógico que permite a alunas e alunos aprenderem de forma divertida
+ Estudantes têm participação ativa em aula de matemática diferenciada
Proposta de escola em São Paulo usou a tecnologia para promover a aprendizagem da turma e a inclusão e o desenvolvimento pessoal de estudante com síndrome de down
+ Projeto utiliza matemática para tornar casas acessíveis
Iniciativa com turmas do ensino médio utiliza conceitos matemáticos para proporcionar acessibilidade a casas populares
+ Conheça o projeto de geometria que premiou o ‘Educador do Ano’ em 2020
Desafiado pela dificuldade dos estudantes com a matéria, educador planejou sequência didática em que o saber matemático não se restringisse a procedimentos automáticos de cálculos
Recurso possibilita a abordagem de diversos conteúdos curriculares, motiva e contribui para que todas e todos aprendam
+ Projeto envolve famílias de estudantes e ensina matemática com relevância social para a comunidade
A partir de visitas a confecções de costuras, crianças do ensino fundamental coletam dados e desenvolvem práticas sustentáveis e solidárias
+ Matemática inclusiva: o desenho universal e os jogos com regras
Especialista aborda a necessidade da verdadeira inclusão no ensino de matemática e boas práticas para aquisição dos conhecimentos da disciplina
+ Soroban na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
Educadoras apresentam pesquisa aplicada com a utilização do material didático Soroban e seus benefícios para o ensino de matemática de estudantes com deficiência intelectual
Porvir
+ Reciclagem torna aula de matemática inclusiva
Professor da Paraíba descreve como começou a construir jogos para estimular o aprendizado de crianças com deficiência
Nova Escola
+ Sugestões para planejar melhor as aulas de matemática
Conteúdo traz dicas para planejar e aplicar estratégias pedagógicas da disciplina e a importância de garantir uma perspectiva inclusiva em todo o processo