9 livros essenciais para a formação do professor do AEE

Confira sugestões de especialistas para ampliar o repertório desse profissional e provocar discussões coletivas nas escolas a respeito dos caminhos para promover a inclusão de estudantes com deficiência

Crédito: Fat Camera/Getty Images via Canva.com

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), em vigor no país desde 2008, assegura o atendimento educacional especializado (AEE) como um dos mecanismos criados para apoiar e garantir o acesso e a permanência de estudantes público-alvo da educação especial em escolas inclusivas. O profissional que atua nesse serviço é responsável por identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para a eliminação de barreiras, visando à plena participação de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, de acordo com suas necessidades específicas.  

O trabalho desenvolvido pelos professores que atuam no AEE é imprescindível para que as escolas brasileiras se tornem cada vez mais inclusivas, mas o cenário ainda é bastante desafiador. Um dos principais motivos para isso é a alta demanda por formação continuada em educação especial 

Em 2023, mais de 59,7 mil professores atuavam no AEE em toda a educação básica no Brasil, mas apenas 42,1% deles relataram ter participado de alguma formação continuada em educação especial, conforme dados do Painel de Indicadores da Educação Especial, uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) em parceria com o Instituto Unibanco e com apoio do Centro Lemann. Além disso, o Censo de 2023 mostrou que quatro em cada dez crianças e adolescentes de quatro a 17 anos com deficiência, matriculados em classes comuns, têm acesso ao AEE. 

+ O AEE é um direito dos estudantes com deficiência. Saiba mais no Guia sobre Inclusão Escolar 

A leitura como aliada  

Em meio aos desafios do campo, a leitura de livros e materiais especializados se apresenta como um caminho possível para fortalecer a atuação dos professores do AEE. Ao se aprofundar em temas como práticas pedagógicas inclusivas, tecnologias assistivas e estratégias de adaptação curricular, esses profissionais ampliam seu repertório e podem contribuir para discussões coletivas nas escolas sobre como construir uma educação inclusiva.  

Para colaborar com esse aprendizado, o DIVERSA pediu a um grupo de especialistas que indicasse livros essenciais para a formação do professor do AEE e contasse o porquê de cada escolha. Confira a seguir as sugestões. Boa leitura!   

Atendimento Educacional Especializado: Políticas Públicas e Gestão nos Municípios, de Maria Teresa Eglér Mantoan e Maria Terezinha Teixeira dos Santos, editora Moderna

1 – Atendimento Educacional Especializado: Políticas Públicas e Gestão nos Municípios, de Maria Teresa Eglér Mantoan e Maria Terezinha Teixeira dos Santos, Editora Moderna, 2015.  

Quem indica: José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) da Unicamp.  

“Neste livro, as autoras apresentam, com base na PNEEPEI, de 2008, a definição do AEE, além de diversos links para que sejam acessados documentos legais que se referem ao tema. Trata-se de um bom referencial para quem está começando os estudos a respeito desse assunto.”

 

Capa do livro Educação Inclusiva de Bolso: O Desafio de Não Deixar Ninguém para Trás, por Liliane Garcez e Gabriela Ikeda, editora do Brasil2 – Educação Inclusiva de Bolso: O Desafio de Não Deixar Ninguém para Trás, de Liliane Garcez e Gabriela Ikeda, Editora do Brasil, 2024 

Quem indica: Deigles Giacomelli Amaro, mestre em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), doutora em didática, teorias de ensino e práticas escolares pela Faculdade de Educação da USP e especialista em gestão educacional no Instituto Rodrigo Mendes (IRM). 

“Na obra, as autoras trazem os principais marcos da legislação, os princípios da educação inclusiva e os paradigmas historicamente relacionados às pessoas com deficiência. Elas também comentam aspectos de políticas públicas que, no Brasil, são suporte e embasamento para a educação inclusiva chegar à sala de aula, falam do desafio que os professores enfrentam para ensinar a todos e todas, e também do AEE a serviço da educação inclusiva.”  

Capa do livro Todos pela Inclusão Escolar: dos Fundamentos às Práticas, organização de Maria Teresa Eglér Mantoan e José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanutti, editora CRV3 – Todos pela Inclusão Escolar: Dos Fundamentos às Práticas, com organização de Maria Teresa Eglér Mantoan e José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Editora CRV, 2021.  

Quem indica: Daniela Alonso, consultora de projetos educacionais em escolas privadas, especialista em psicopedagogia e em práticas inclusivas, formadora em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. É professora e coordenadora no Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. 

“Este livro traz uma coletânea de estudos e pesquisas, escritos na comemoração de 25 anos do Leped, que revela o trabalho rigoroso de pesquisa e o compromisso com a construção de uma escola para todos. Ao tratar de temas do cotidiano escolar, ele oferece referenciais e caminhos práticos para todos os envolvidos na educação democrática e responsável. É um material indispensável na formação dos educadores.” 

 

Capa do livro Práticas Inclusivas II: Desafios Para o Ensino e a Aprendizagem do Aluno-sujeito, de Maria Eugênia Pesaro e Maria Cristina Kupfer, com organização de Juliana Davini, editora Escuta4 – Práticas Inclusivas II: Desafios Para o Ensino e a Aprendizagem do Aluno-Sujeito, organizado por Maria Eugênia Pesaro, Maria Cristina Kupfer e Juliana Davini, Editora Escuta, 2020.  
 
Quem indica: Maria da Paz de Castro, a Gunga, orientadora educacional, pedagógica e de práticas inclusivas. É assessora e formadora da área de educação inclusiva e educação em direitos humanos em escolas da cidade de São Paulo e em outros estados, selecionadora do Prêmio Educador Nota 10 e parceira do Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida.  

“Este é o segundo livro fruto do projeto Escolas Protagonistas, realizado há cerca de dez anos no Lugar de Vida com equipes de um grupo de escolas que se reúnem para discutir a inclusão a partir de estudos de caso compartilhados com todos os participantes e seminários teóricos. O terceiro capítulo aborda, especificamente, o trabalho do professor e pode ajudar bastante na formação do profissional do AEE.” 

 

Capa do livro A Escola que Queremos para Todos, de Maria Teresa Eglér Mantoan e José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanutti, editora CRV5 – A Escola que Queremos para Todos, de Maria Teresa Eglér Mantoan e José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanutti, Editora CRV, 2022.  

Quem indica: José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti. 

“Embora o livro foque o ensino inclusivo, um de seus capítulos é dedicado a discutir o AEE. O interessante é que partimos de um estudo de caso pedagógico para tratar do tema. Apresentamos os detalhes necessários para a compreensão do que é o AEE e de seu desenvolvimento nas escolas. Além disso, trouxemos roteiros para a elaboração do Estudo de Caso e do Plano de AEE, instrumentos a partir dos quais o AEE se realiza e que ainda são desconhecidos por parte das redes de ensino. A obra é um diálogo entre nós, os autores. Com esse formato de bate-papo, nosso objetivo foi tornar a leitura agradável e aproximar a teoria da prática, ou seja, da realidade escolar.” 

 

Capa do livro Trajetórias de Sucesso Escolar - Caderno de Recomendação: Educação Inclusiva. UNICEF e Instituto Rodrigo Mendes, 2022.6 – Trajetórias de Sucesso Escolar – Caderno de Recomendação: Educação Inclusiva, UNICEF e Instituto Rodrigo Mendes, 2022.  E-book disponível aqui.

Quem indica: Deigles Giacomelli Amaro. 

Esta é uma leitura interessante porque é um texto que traz um pouco da história e dos princípios da educação inclusiva e da legislação, contempla as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e faz relação com os objetivos do desenvolvimento sustentável. A obra aborda desafios, mas também princípios e recursos, para a aprendizagem de todos, pensando o planejamento curricular para promoção de trajetórias de sucesso e trazendo um pouco sobre o desenvolvimento de experiências didáticas e algumas recomendações gerais importantes.” 

 

Capa do livro Educação Inclusiva: Articulações Teórico-práticas no Contexto do Profei - Linha 3: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, organização de Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Solange Franci Raimundo Yaegashi e Roseneide Maria Batista Cirino, editora Paranaguá: Unespar7 – Educação Inclusiva: Articulações Teórico-Práticas no Contexto do Profei, organização de Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Solange Franci Raimundo Yaegashi e Roseneide Maria Batista Cirino, editora Paranaguá: Unespar, 2024. 

Quem indica: Daniela Alonso. 

“Resultado de estudos e experiências dos docentes e discentes do mestrado profissional em educação inclusiva (Profei) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o livro colabora com a formação de educadores de forma reflexiva e pragmática, por meio dos recentes processos vividos na escola pública. São referenciais atualizados, potencializadores de práticas inclusivas em diferentes dimensões, tão necessárias para a transformação da escola.”

 

Capa de livro: na parte superior, em um fundo preto, está escrito Debora Diniz. No centro, formas geométricas (quadrado, círculos, triângulo e losango) azuis estão inseridas num círculo maior. Na parte inferior, uma faixa em vermelho traz o título O que é deficiência e o nome da editora Brasiliense. No canto direito inferior, há um círculo branco escrito Coleção Primeiros Passos 324. Fim da descrição8 – O que é Deficiência, de Débora Diniz, Editora Brasiliense, 2007.  

Quem indica: Deigles Giacomelli Amaro. 

“Apesar de não tratar exatamente do atendimento educacional especializado, esta é uma leitura importante para ampliar a compreensão sobre o modelo social da deficiência, opondo-se à ideia de anormalidade e nos convidando a pensar sobre as diferentes formas de estar no mundo e as barreiras que ainda precisam ser eliminadas.”  

 

 

 

 

Educação Inclusiva: Desafios e Caminhos para a Valorização da Diferença, organização de Leociléa Aparecida Vieira e Roseneide Maria Batista Cirino, editora Paranaguá: Unespar

9 – Educação Inclusiva: Desafios e Caminhos para a Valorização da Diferença, organização de Leociléa Aparecida Vieira e Roseneide Maria Batista Cirino, editora Paranaguá: Unespar, 2024. E-book disponível aqui. 

Quem indica: Daniela Alonso. 

“Esta coletânea de trabalhos, também de autoria de docentes e discentes do Profei da Unespar, apresenta estudos e pesquisas em temas diversos da realidade escolar e oferece aos leitores a reflexão sobre o AEE colaborativo (entre os profissionais da equipe) e as possibilidades do uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na educação inclusiva.” 

 

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