Invista em sua formação com os cursos do IRM

Conheça os cursos “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva” e “Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva”. As aulas são online, gratuitas e oferecem atestado de participação

A imagem retrata um grupo de crianças participando de uma atividade física em uma quadra de uma escola pública em Belém (PA). No centro, um menino está prestes a pisar em um aro colorido colocado no chão, enquanto um professor orienta a atividade. Ao redor dele, outras crianças observam atentamente, algumas com expressões de concentração e diversão. Ao fundo, há uma parede decorada com murais coloridos com frases e palavras relacionadas à inclusão e à educação física.
Aula de educação física em escola pública de Belém (PA), após educadores participarem de formação do projeto “Portas abertas para a inclusão”. Crédito: Pat Albuquerque

A formação continuada é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho realizado nas escolas. Com ela, os educadores podem ampliar seus conhecimentos para aprimorar seu trabalho cotidiano, mirando a efetivação do direito à educação inclusiva para todos os estudantes. Para contribuir com esse processo, a Plataforma de Formação do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), criada em 2018, disponibiliza dois cursos online, gratuitos e com atestado de participação. São eles: “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva e Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva. 

Katia Cibas, coordenadora da área de Formação do IRM, lembra que a educação está em constante movimento, seja por conta de novas políticas educacionais, de mudanças na sociedade ou de novos desafios na sala de aula. Ela destaca que “os educadores têm um papel fundamental na construção de uma educação que acolha a todos. Por isso, participar de formações continuadas é uma importante oportunidade para refletir sobre as práticas pedagógicas e proporcionar um ambiente escolar que garanta a plena participação e a aprendizagem de todos os estudantes”. 

Ao investir em momentos formativos pautados pela educação inclusiva, os profissionais da área se tornam mais aptos a implementar práticas inclusivas, desenvolvendo metodologias que respeitam a diversidade e promovem um ambiente escolar mais acolhedor. Além disso, a formação contínua fortalece a confiança dos educadores, estimula a troca de experiências e de informações sobre inovações pedagógicas e contribui para a construção de uma cultura escolar que valorize a inclusão e a equidade, essencial para o desenvolvimento pleno de cada estudante.  

A Plataforma tem como objetivo promover formação, em larga escala, sobre educação na perspectiva inclusiva. A iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) conta com a parceria da Fundação Lemann e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Confira a seguir mais detalhes sobre os cursos disponíveis: 

Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva

Esse curso proporciona que gestores escolares (re)pensem caminhos para um planejamento pedagógico inclusivo. Ao longo de três aulas são abordados temas como: a importância do planejamento e o contexto atual da educação; as etapas do planejamento na perspectiva inclusiva e as possibilidades para um planejamento colaborativo.

Carga horária: 6 horas

Público-alvo: professores, gestores escolares, técnicos e gestores das secretarias de Educação e interessados em geral.

Modalidade: EAD autoinstrucional

Atestado de participação

 

Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva 

Oferece informações que estimulam os educadores a refletirem sobre educação a partir da perspectiva inclusiva e ressignificarem as práticas de educação física. Os sete módulos do curso abordam diversos temas da inclusão de pessoas com deficiência na educação: histórico e legislação; acessibilidades; práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva.

Carga horária: 40 horas

Público-alvo: educadores, profissionais de educação física, familiares e interessados em geral.

Modalidade: EAD autoinstrucional

Atestado de participação 

Leia também: 

+ “A coordenação pedagógica tem de ser um farol crítico” 

+ 9 livros essenciais para a formação do professor do AEE 

+ A formação como caminho para o professor do AEE ser reconhecido por seus pares 

Deixe um comentário