O jogo da memória é um material pedagógico acessível (MPA) desenvolvido com o objetivo de minimizar barreiras de comunicação e promover o aprendizado em Libras e língua portuguesa de uma forma colaborativa tanto para o período de atividades remotas, como para as aulas presenciais.
O recurso é composto por um painel em MDF, cartas plastificadas para a associação de figuras com a língua portuguesa e a de sinais, e um dado eletrônico. Para jogar, os estudantes devem acionar o dispositivo do dado e, a partir da forma geométrica revelada, fazer a associação entre duas cartas do painel, além de seus respectivos sinais em Libras.
Foram utilizadas três formas geométricas para esse MPA. Cada forma representa um determinado grupo semântico. Ao realizarem a associação, os estudantes devem fazer o sinal em Libras da palavra escrita e representada pela figura em cada carta.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O material foi desenvolvido em consonância com a Base nacional comum curricular (BNCC), levando em conta aspectos da área de linguagens e seus diferentes usos nos anos inicias do ensino fundamental.
Considerando o relato de experiência da EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Jogo da Memória pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Língua portuguesa
Prática de Linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Estratégia de leitura |
Habilidade | (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. |
Prática de Linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Estratégia de leitura |
Habilidade | (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. |
Prática de Linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica |
Habilidade | (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. |
Prática de Linguagem | Oralidade |
Objeto de conhecimento | Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala |
Habilidade | (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. |
Prática de Linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Decodificação/Fluência de leitura |
Habilidade | (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O Jogo da Memória foi confeccionado em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.
O envio prévio de vídeos explicativos sobre as cartas do jogo com o sinal em Libras, palavra em português e figuras contribuíram para ampliar o acesso aos elementos do jogo e o envolvimento dos estudantes na utilização de uma ferramenta bastante atrativa.
O formato do material facilita a interação e o protagonismo dos estudantes e conta com elementos visuais do dado eletrônico, das cartas plastificadas para associação das figuras, além de potencializar o uso de diferentes linguagens, incentivando a expressão oral e em Libras.
O processo colaborativo de desenvolvimento desse MPA, construído em todas as suas etapas pelas próprias educadoras da EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho, incentiva a criação de outros recursos e estratégias pedagógicas que contemplem estudantes com e sem deficiência.