Jogo da memória

O jogo da memória é um material pedagógico acessível (MPA) desenvolvido com o objetivo de minimizar barreiras de comunicação e promover o aprendizado em Libras e língua portuguesa de uma forma colaborativa tanto para o período de atividades remotas, como para as aulas presenciais.

O recurso é composto por um painel em MDF, cartas plastificadas para a associação de figuras com a língua portuguesa e a de sinais, e um dado eletrônico. Para jogar, os estudantes devem acionar o dispositivo do dado e, a partir da forma geométrica revelada, fazer a associação entre duas cartas do painel, além de seus respectivos sinais em Libras.

Foram utilizadas três formas geométricas para esse MPA. Cada forma representa um determinado grupo semântico. Ao realizarem a associação, os estudantes devem fazer o sinal em Libras da palavra escrita e representada pela figura em cada carta.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O material foi desenvolvido em consonância com a Base nacional comum curricular (BNCC), levando em conta aspectos da área de linguagens e seus diferentes usos nos anos inicias do ensino fundamental.

Considerando o relato de experiência da EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Jogo da Memória pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Língua portuguesa

Prática de Linguagem  Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) 
Objeto de conhecimento  Estratégia de leitura 
Habilidade  (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. 

 

Prática de Linguagem  Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) 
Objeto de conhecimento  Estratégia de leitura 
Habilidade  (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. 

 

Prática de Linguagem  Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) 
Objeto de conhecimento  Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica 
Habilidade  (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. 

 

Prática de Linguagem  Oralidade
Objeto de conhecimento  Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala
Habilidade  (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. 

 

Prática de Linguagem  Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) 
Objeto de conhecimento  Decodificação/Fluência de leitura 
Habilidade  (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização 

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Jogo da Memória foi confeccionado em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.

O envio prévio de vídeos explicativos sobre as cartas do jogo com o sinal em Libras, palavra em português e figuras contribuíram para ampliar o acesso aos elementos do jogo e o envolvimento dos estudantes na utilização de uma ferramenta bastante atrativa.

O formato do material facilita a interação e o protagonismo dos estudantes e conta com elementos visuais do dado eletrônico, das cartas plastificadas para associação das figuras, além de potencializar o uso de diferentes linguagens, incentivando a expressão oral e em Libras.

O processo colaborativo de desenvolvimento desse MPA, construído em todas as suas etapas pelas próprias educadoras da EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho, incentiva a criação de outros recursos e estratégias pedagógicas que contemplem estudantes com e sem deficiência.

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