Tapete sensorial interativo

O Tapete sensorial interativo é um material pedagógico acessível para ser usado em momentos de contação de histórias. Ele é composto por um tapete com elementos tridimensionais relacionados ao cenário e aos personagens da narrativa que será contada. Ao explorar o material, os alunos podem acionar sons de pássaros e uma campainha de casa. É possível, ainda, sentir as diferentes texturas dos elementos da floresta e iluminar o caminho dos personagens.

O recurso é complementado por cartões com imagens e palavras em língua portuguesa e em Língua brasileira de sinais (Libras), além de contar com marcação em braille.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O Tapete sensorial interativo foi usado na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Mesquita (RJ), em uma atividade de língua portuguesa com uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Nessa aula, a professora Arianne realizou a leitura da obra “Chapeuzinho vermelho” e, em seguida, as crianças registraram suas impressões sobre a narrativa no caderno.

Considerando essa atividade e outras possibilidades de uso, é sugerido usar o Tapete sensorial interativo como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Língua portuguesa – 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Prática de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objeto de conhecimento Formação do leitor literário
Habilidade (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade
(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço)

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

  • Apresentação: as peças são produzidas considerando diferentes texturas e com circuitos eletrônicos que permitem a associação de imagens, luzes e sons. O tapete é complementado por cartões com o uso de palavras em língua portuguesa e sinais em Libras, possibilitando o uso colaborativo por estudantes surdos e ouvintes, além de possuir marcação em braille para apoio à leitura.
  • Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes para compreender as características dos personagens e cenário da história, além de apoiar a antecipação de conteúdos e a contextualização da narrativa. Permite, ainda, que o aluno o utilize para complementar ou substituir a expressão verbal.
  • Motivação e engajamento: a oportunidade de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes e de sua participação ativa na narração da história por meio da manipulação dos personagens ajuda na motivação e no engajamento.

Deixe um comentário