A Corrida do Desafio é um material pedagógico acessível (MPA) desenvolvido para incentivar o processo de escrita e leitura dos estudantes, por meio da utilização de parlendas, canções e poemas.
O material é composto por um tabuleiro acessível inspirado em elementos presentes no entorno da unidade escolar, um farol de led para marcação de tempo, áudios e um alfabeto móvel com imagens, braile e Libras. Para jogar, os estudantes devem acionar o dispositivo de áudio para ouvir as parlendas e canções e, posteriormente, montar a palavra solicitada para avançar nas casas do tabuleiro.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O recurso foi desenvolvido em consonância com a Base nacional comum curricular (BNCC), considerando aspectos da área de linguagens e seus diferentes usos nos anos inicias do ensino fundamental.
Considerando o relato de experiência da EMEFEI Dante Gazzetta e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, a Corrida do Desafio pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Língua portuguesa
Prática de Linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Estratégia de leitura |
Habilidade | (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. |
Prática de Linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Compreensão em leitura |
Habilidade | (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Prática de Linguagem | Oralidade |
Objeto de conhecimento | Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala |
Habilidade | (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. |
Prática de Linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Decodificação/Fluência de leitura |
Habilidade | (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
A Corrida do desafio foi confeccionada em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos de acessibilidade para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.
O formato do material potencializa o trabalho colaborativo entre os estudantes e conta com elementos sonoros através de áudios, elementos visuais do semáforo de led e do tabuleiro e dos materiais de apoio, além de incentivar o uso de diferentes linguagens através de expressões orais.
O processo colaborativo de desenvolvimento desse MPA, construído em todas as suas etapas pelas educadoras da EMEFEI Dante Gazzetta, incentiva a criação de outras estratégias pedagógicas que contemplem toda a turma.