O IRM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos portais, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Contando as luzes

Material pedagógico composto por um edifício feito de papelão com as janelas em papel translúcido. Por trás de cada janela há uma lâmpada de LED ligada a um circuito eletrônico. Ao acender um determinado número de luzes caberá aos estudantes fazer a representação numérica utilizando materiais diversificados.

Atributos do desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos relacionados a aritmética e álgebra. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre contagem e representação numérica.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.

Articulação a Base nacional comum curricular (BNCC)

O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à contagem, problemas relacionados à adição e subtração, padrões e sequências e representação numérica.

Considerando o relato de experiência da educadora da Escola Municipal Oscar Weinschenck, localizada na cidade de Queimados (RJ), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Contando as luzes pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Crianças bem pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS O eu, o outro e o nós
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:

• Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático, associando-a à resolução de problemas da vida cotidiana.

• Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.

• Cultura digital: introduz conceitos de eletrônica básica com o uso de circuito para acionamento de luz no edifício.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: