Contando as luzes

Esta página ainda está em construção e estará completa em breve. Até lá, você pode assistir às práticas e aos tutoriais dos Materiais pedagógicos acessíveis aqui.

 
Contando as luzes é um material pedagógico acessível composto por um edifício feito de papelão com as janelas em papel translúcido. Por trás de cada janela, há uma lâmpada de LED ligada a um circuito eletrônico básico. Ao acender um determinado número de luzes, os estudantes podem fazer a representação numérica utilizando materiais diversificados.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos relacionados a aritmética e álgebra. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre contagem e representação numérica.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.

Articulação com a Base nacional comum curricular

• Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático, associando-a à resolução de problemas da vida cotidiana.

• Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.

• Cultura digital: introduz conceitos de eletrônica básica com o uso de circuito para acionamento de luz no edifício.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material Contando as luzes apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à contagem, problemas relacionados à adição e subtração, padrões e sequências e representação numérica.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: