Instituições desenvolveram modelos de educação inclusiva para fornecer um ensino de qualidade a todos os estudantes
Desde 2011, o DIVERSA convida pesquisadores do Brasil e do mundo a realizarem uma investigação de estratégias pedagógicas reconhecidas como inclusivas. Frutos dessas pesquisas, os estudos de caso publicados no portal são desenvolvidos em diferentes contextos e geram reflexões sobre educação inclusiva.
Recentemente, o Instituto Rodrigo Mendes, a Editora Moderna e a Fundação Santillana lançaram o livro “Educação Inclusiva na Prática”.
Baseados em experiências locais, os seis estudos de caso presentes no livro apresentam a relação entre ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência na escola comum. Além disso, também trazem informações da história e de conceitos da educação inclusiva.
Conheça os estudos de caso publicados no DIVERSA e também disponíveis no livro:
O caso da Escola Clarisse Fecury – Rio Branco
A Escola Clarisse Fecury conseguiu desenvolver um modelo de ensino que dialoga intimamente com a concepção de educação inclusiva. O compromisso com o acolhimento das diferenças começa no projeto político-pedagógico (PPP) e desdobra-se nas ações de planejamento, na prática em sala de aula e no processo de avaliação dos estudantes.
O caso do Colégio Estadual Coronel Pilar – Santa Maria
O Colégio Estadual Coronel Pilar tornou-se referência em educação inclusiva no município de Santa Maria (RS). Foi uma escola que reconheceu a importância social e aceitou o desafio pedagógico de ter salas de aula mais plurais quando tais práticas ainda eram experimentais na educação brasileira.
O caso da Escola Donícia Maria da Costa – Florianópolis
A Escola Donícia Maria da Costa foi uma das unidades educativas da rede municipal que se destacou em Florianópolis. Há esforços para envolver a comunidade no processo de gestão e reconhecer a relevância da equipe de professoras do AEE para que os estudantes tenham acesso aos conteúdos curriculares.
Leia mais:
+ Gestão democrática, escola inclusiva
+ O papel do diretor na valorização das diferenças e inclusão de todos
+ O papel da coordenação pedagógica na educação inclusiva
O caso de Educação Física Inclusiva – Brasil
A partir de depoimentos de diversos envolvidos, o estudo proporciona reflexão sobre a educação física inclusiva, que pressupõe a participação de todos os estudantes em uma mesma atividade. Essa proposta, alinhada com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), implica no entendimento das especificidades de cada aluno e na flexibilização de recursos e regras das atividades físicas.
Leia mais:
+ Os dez anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
+ A Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência: dez anos de provocações, efeitos e desafios
+ Os impactos da Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência na educação brasileira
O caso da Universidade Federal do ABC – ABC Paulista
A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou a caminhar no sentindo de se tornar uma universidade para todos. Abertos às transformações, gestores, técnicos e professores constataram que a experiência pode ser um ótimo método de aprendizagem.
O caso da Escola Vera Cruz – São Paulo
Desde sua fundação, a Escola Vera Cruz assumiu o compromisso com um ensino laico, misto e de valorização da diversidade, que incluía o direito à educação de crianças e jovens com deficiência. Além de investir de maneira frequente na formação dos educadores para acolher a valorizaras diferenças, a composição da equipe pedagógica era modificada sempre que necessário.
Conheça outros estudos de caso publicados no DIVERSA:
+ O caso do Colégio Santa Cruz – São Paulo
+ O caso da Escola de Graduação em Educação de Harvard – Cambridge
+ O caso da Escola Rumania – Buenos Aires