O IRM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos portais, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Dicas para tornar inclusiva a educação física nas escolas

Confira artigos, estudo de caso e relatos de experiência de educadores sobre boas práticas pedagógicas de educação física inclusiva

*Atualizado em 01/09/2021
Por Luan Brito

A educação física inclusiva possibilita que todos os estudantes tenham acesso ao currículo da disciplina. Ela proporciona a valorização da diversidade, estimula o desenvolvimento de habilidades e valoriza as competências individuais.

A disciplina tem um grande potencial para ser trabalhada de forma integrada com conteúdos de outros componentes curriculares e criar um ambiente colaborativo nas escolas.

Tanto para a educação física quanto para o ensino de qualquer outra área do conhecimento, é preciso reconhecer e considerar todas as características da turma e pensar em práticas pedagógicas que incluam todas as alunas e todos os alunos.

Durante atividade em quadra esportiva da escola, estudante uniformizado executa o salto frontal, esticando pernas e braços no ar. Ao fundo, os demais colegas de turma o observam. Fim da descrição.
Foto: Leonne Sá Fortes. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes

Devido à pandemia da covid-19, alguns estudantes ainda não retornaram efetivamente à escola, mas, para ajudar no planejamento de aulas de acordo com a aprendizagem das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, o DIVERSA selecionou artigos de especialistas, estudo de caso e relatos de experiência de educadores relacionados à educação física inclusiva. Inspire-se!

Explore reflexões de especialistas

Nos artigos abaixo, especialistas apontam caminhos para superar paradigmas no ensino de educação física:

+ Você sabe o que é educação física inclusiva?
Entenda a diferença entre a educação física inclusiva e a adaptada a partir de experiências educacionais reais.

+ Estratégias para a educação física inclusiva
Confira sugestões para construir um planejamento que acolha a diversidade dos estudantes e que assegure a participação de todos nas aulas.

+ Caminhos para a educação física inclusiva no ensino médio
Veja como estratégias inclusivas contribuem para a igualdade e para o enfrentamento de todas as formas de preconceito, discriminação e violência.

Saiba mais

+ A atividade física no desenvolvimento de crianças com síndrome de down
+ Educação física à distância: um exemplo vindo do Ceará

Estudo de caso

Confira o estudo de caso do DIVERSA que conta a história e evolução da educação física inclusiva no Brasil. Entenda também como flexibilizar recursos e regras para proporcionar práticas inclusivas.

+ O Caso de Educação Física Inclusiva – Brasil

Educação física inclusiva na prática

Como podemos colocar ideias em prática? Inspire-se na experiência de docentes que criaram estratégias de inclusão a partir de sua realidade.

+ Educador cria blog para aulas de educação física no ensino remoto
Além de debater a importância do movimento corporal durante a pandemia, professor orientou atividades de dança com familiares para motivar estudantes do ensino médio.

+ Escola usa minitênis para trabalhar sustentabilidade e inclusão
Escola driblou os altos custos associados à prática do tênis e garantiu que estudantes do ensino fundamental com e sem deficiência vivenciassem juntos o esporte.

+ Badminton inclui estudantes com diferentes deficiências em escola de Natal
Projeto foi praticado em conjunto por estudantes com e sem deficiência graças à flexibilização de regras e recursos.

+ Escola usa ginástica rítmica para incluir crianças de área de vulnerabilidade
Iniciativa permitiu aos estudantes trabalhar de forma autônoma os movimentos do esporte olímpico.

Leia mais

+ Profissionais de educação física buscam formação para desenvolver aulas inclusivas
+ Formador de professores afirma que inclusão é direito de toda a sociedade
+ Estudantes criam jogos esportivos inclusivos reunindo escolas do RJ

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: