Escuta e diálogo: meios para esclarecer dilemas sobre inclusão escolar

O fato de dispormos de uma das legislações mais avançadas do mundo não é suficiente para permitir que as pessoas entendam a inclusão escolar. Existe um falso dilema que precisa ser esclarecido: é melhor “proteger” a criança com deficiência em um ambiente mais “preparado”, com especialistas – que é como se imagina a escola especial – ou é melhor permitir que ela conviva com os outros na escola inclusiva?

Não funciona simplesmente matricular a criança com deficiência juntamente com as demais, sem que a escola altere seu modus operandi. Para que as coisas corram bem, a escola precisa investir na formação dos professores, oferecer recursos pedagógicos alternativos e disponibilizar tempo para o planejamento das aulas, de forma que as equipes possam discutir cada caso e criar estratégias pensadas para cada turma. Além disso, o estudante com deficiência pode precisar do atendimento de especialistas e do apoio de intérpretes, cuidadores etc. Isso não significa, no entanto, privá-lo das atividades com os outros alunos, mas sim, complementar essas atividades. Não se trata de substituir – mas de somar.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 22/11/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3o4DZ5s.

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

©️ Instituto Rodrigo Mendes. Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5. A cópia, distribuição e transmissão dessa obra são livres, sob as seguintes condições: você deve creditar a obra ao seu autor, sendo licenciada por Instituto Rodrigo Mendes e DIVERSA.

Deixe um comentário