Relatos iniciais do DIVERSA

Sou Elivan da Silva, trabalho a 12 (doze) anos como professora. Atualmente, estou lecionando na Escola Arnaud André da Silva localizada na zona rural a 11 (onze) quilômetros do município de Ingá-PB, ao qual faz parte. A comunidade vive do trabalho do campo e de projetos federais como o Bolsa Família, Bolsa Escola entre outros.

Atualmente, estou como professora e gestora da escola da comunidade que tem uma clientela de alunos com faixa etária entre 4 (quatro) e 14 (quatorze) anos nas séries da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Meu trabalho na escola é desenvolvido de forma que envolve todos: comunidade escolar, professores, alunos, funcionários, pais, conselho e equipe pedagógica que acompanha. Envolvo também as pessoas da comunidade já que a escola pertente a todos. A participação dos pais na educação dos filhos é bem presente. Fazemos reuniões a cada término dos bimestres para informar o desenvolvimento dos alunos e dizer-lhes onde e como eles (os pais) podem colaborar para melhorar no desempenho educacional dos filhos. Nos eventos da escola, convidamos sempre todos que fazem parte da comunidade escolar e local. Acredito que, dessa forma, os alunos se sentem mais valorizados e com certeza melhoram suas expectativas de vida e seus desempenhos nos estudos. Também, a cada projeto desenvolvido na escola fazemos uma culminância no término, para que a escola apresente o produto final do projeto a todos.

Trabalhamos com turmas de multisseriados. As atividades são desenvolvidas de forma que os alunos que sabem mais colaborem com os que ainda estão se desenvolvendo, dessa forma o aprendizado é muito mais significativo, pois todos, independente das suas limitações sabem que seus saberes são importantes uns para os outros. A união e a colaboração faz parte da educação de todos. É aí que formamos alunos conscientes de que somos diferentes, que cada um tem suas diferenças, que cada um tem seu tempo de aprender, mas que todos têm o direito de aprender.

Trabalhamos com grupos, duplas e individuais, sempre contando com o professor como mediador.

Minha metodologia de trabalho está direcionada ao novo, fazendo com que os alunos se sintam capazes de realizar suas atividades, que sejam participativos, críticos e que exponham suas ideias e dúvidas. A cada início de aula, gosto de sempre fazer uma leitura para deleite. Começando de forma leve e lúdica para que os alunos se sintam seguros do conteúdo que irei apresentar.

Observei que a escola tinha um Projeto Politico Pedagógico engavetado e inacabado. Decidi por em prática a conclusão sesse projeto, pois o PPP é um material de trabalho importantíssimo para que os trabalhos pedagógicos da escola tenham um mesmo direcionamento, uma meta, um objetivo a ser alcançado pela unidade escolar, com a participação de todos que compõem essa unidade.

Meu primeiro passo foi discutir com a equipe pedagógica que acompanha a escola e com os docentes, ações para poder concluir o PPP da escola abordando a educação numa perspectiva de educação inclusiva. Em seguida, esquematizar o processo de conclusão do PPP. Por último, discutir e aprovar com a comunidade escolar e local o Projeto Politico Pedagógico. As ações para esse processo de conclusão foram várias: elaboração de material que direcionasse a equipe escolar para a organização do PPP; Redação do PPP; Sistematização de conteúdos das vivências significativas das pessoas da comunidade, para compor o PPP; O número de alunos participantes do PPP; Produção com os alunos de um álbum seriado sobre a história da escola e da comunidade; Aprovação do PPP e número de participantes da comunidade. 

Logo após a discussão com a equipe pedagógica que acompanha a escola, reuni comunidade escolar e local para passar pra todos, a importância do PPP e que contaríamos com o apoio e a colaboração de todos. Em seguida, foi elaborado um questionário junto com a equipe pedagógica que acompanha a escola e foi feita uma solicitação da gestão escolar para que a mesma acompanhasse passo a passo esse processo. A equipe nos passou um material de apoio para direcionar na elaboração e conclusão do PPP da escola. O questionário elaborado foi direcionado a alunos, docentes, funcionários e pais de alunos para colher informações importantes sobre a escola, as famílias e sobre as metodologias utilizadas pelos professores e pela escola, buscando saber a opinião de todos sobre a educação local. 

Com o questionário pronto, os pais foram convidados a comparecerem na unidade escolar, em grupos com o apoio dos docentes, pois, muitos pais não são alfabetizados e os docentes serviram de escribas. E tirando algumas dúvidas sobre as questões e apoiando os pais, o questionário foi respondido e debatido em sala. Depois, foi a vez de responder com os alunos, e os funcionários da escola. Em seguida, trabalhamos a história da escola. Foi feita uma aula de campo com os alunos. Uma visita no antigo prédio da escola para que os alunos percebessem a diferença de como se dava a educação local antes e comparasse com a atual. Para que aprendessem a valorizar a escola e percebesse o quanto eles são privilegiados hoje. Na volta pra escola fizemos uma discussão com um grupão e todos participaram alegremente, contando o que observaram como era e como é agora, a nossa escola e a nossa educação. Depois dividimos pequenos grupos para continuar o trabalho sobre a história da escola, cada grupo realizou uma entrevista com pessoas da família e da comunidade, pessoas que conhecem bem a história da comunidade e da escola. Feito essa entrevista, trabalhamos o conteúdo com os alunos em sala de aula. Essa atividade fez com que os alunos conhecessem mais sobre a história da própria comunidade e da escola. Os alunos elaboraram um álbum seriado com o material da história da comunidade e da escola. Esse material serviu para a elaboração do PPP da escola.

As etapas do PPP foram realizadas sempre em equipe e com a participação da comunidade escolar e local. A conclusão do PPP foi aprovada junto com o plano de ensino do ano letivo em uma reunião entre alunos, docentes, funcionários, membros do conselho da escola, pessoas da comunidade e equipe pedagógica que acompanha a comunidade. O documento foi arquivado na escola e repassado uma cópia para os docentes. A revisão ou atualização desse documento ficou prevista para ser feita sempre a cada início do ano letivo. Pois assim, o plano de ensino também fará sempre parte na composição do PPP.

 

Participante do Monitoramento de projetos em educação inclusiva – 2013

Deixe um comentário