Cultura: SEDUC SP busca oportunizar acesso a todos os alunos

Confira ações das Secretarias de Educação e Cultura que apoiam o acesso de estudantes à cultura no Estado de São Paulo

 

A interseção entre a cultura e a educação tem desempenhado um papel fundamental no apoio e fortalecimento da educação inclusiva, objetivando uma sociedade mais inclusiva. Apoiada por estratégias pedagógicas que considerem todos os estudantes, a cultura fortalece o reconhecimento da diversidade. Pensando nisso, é de suma importância a promoção de ambientes mais acessíveis, acolhedores e enriquecedores para todos.

A cultura pode atuar na desconstrução de estereótipos e preconceitos, ao mesmo tempo em que celebra as diferenças humanas dentro e fora do contexto escolar. Uma vez que as manifestações culturais aumentam a conscientização sobre a importância da inclusão, também inspiram a valorização da diversidade como fundamental para o progresso. Ela pode ainda ser uma ferramenta para ter como resultado a igualdade de oportunidades na educação.

Projetos culturais em comunidades marginalizadas têm fornecido recursos e programas para pessoas que historicamente enfrentam barreiras educacionais, a fim de ampliar o acesso à educação. Essas iniciativas ajudam tanto a minimizar desigualdades socioeconômicas, quanto a proporcionar a todos os estudantes, independentemente de sua origem, uma educação de qualidade. 

Além disso, espaços culturais têm trabalhado com escolas para criar programas de aprendizagem considerando estudantes público-alvo da educação especial ou com dificuldades de aprendizagem. Essas parcerias oferecem oportunidades para que os estudantes explorem diferentes formas de expressão, adquiram conhecimento e desenvolvam habilidades criativas. Em outras palavras: trabalham o desenvolvimento integral do educando.

Saiba mais 

+ Programas culturais atuam no desenvolvimento integral de alunos 

Cultura como apoio ao desenvolvimento integral 

Pensando em destacar a importância da cultura para uma educação de qualidade para todas e todos, a equipe do DIVERSA conversou com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC SP) e com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para entender as estratégias da rede para garantir esse acesso. 

De acordo com o site do governo do estado, a rede estadual paulista é o maior órgão público destinado à formação educacional no país, com mais de 4 milhões de estudantes matriculados no ensino fundamental e médio. 

A assessoria de imprensa da secretaria destaca que o Currículo Paulista considera a educação integral como a base da formação dos estudantes do estado: 

“Dessa maneira, afirma o compromisso com o desenvolvimento dos estudantes em suas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, elencando as competências e as habilidades essenciais para sua atuação na sociedade contemporânea e seus cenários complexos.” 

A cultura no Currículo Paulista 

Algumas das competências previstas pelo currículo valorizam as manifestações artísticas e culturais, a diversidade de saberes e vivências e práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Os materiais didáticos elaborados em associação ao currículo, como os materiais “Currículo em Ação” e “Materiais Digitais”, abordam diversas matrizes para cada uma das linguagens, possibilitando o contato dos estudantes com folclore local e brasileiro, referências nas matrizes africanas, indígenas e europeias, assim como a arte contemporânea. 

Para promover uma participação ativa dos estudantes em atividades extracurriculares, a secretaria vem sobretudo oportunizando o acesso à cultura ao oferecer, por meio das escolas, visitas pedagógicas a museus a todos os estudantes, sem exceção. 

Com repasses do “Programa Dinheiro Direto na Escola”, a visita de estudantes e professores a instituições culturais é viabilizada. Os recursos podem ser utilizados pelas unidades escolares para o transporte no trajeto escola-instituição-escola.

Parede alta com logo escrito “Fábrica de Cultura”. Fim da descrição.
Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Atuação da Secretaria da Cultura

Para a Secretaria da Cultura, a missão de promover uma política cultural livre, plural, inovadora e acessível caminha junto com desenvolvimento humano, econômico e criativo. Por conta disso, trabalha com programas educativos inclusivos e recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva em diversos espaços. São exemplos as Fábricas de Cultura, o Conservatório de Tatuí, o Museu Catavento.

Mais recentemente, o estado conta com o Projeto Guri, que segue diretrizes e estratégias que visam consolidá-lo como o maior programa sociocultural do Brasil, referência na formação musical, inclusão sociocultural e democratização de acesso à arte.

Está previsto, no Plano de Governo, o crescente aumento do fomento à cultura nas escolas, por meio de programas, projetos e ações como festivais, musicais, dança e arte, artes integradas e formação de corais e orquestras nas escolas estaduais de São Paulo.

Por fim, para as Fábricas de Cultura está prevista a abertura de novas unidades no interior do Estado, a partir de parcerias com as prefeituras, com programações adaptadas à realidade local.

Leia também 

+ Material acessível “Baú interativo” aborda cultura nordestina
+ Teatro de fantoches com painel sonoro: um estímulo à expressão
+ Qual a importância do verdadeiro teatro acessível? 

Deixe um comentário