DIVERSA recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Portal foi contemplado na 5ª edição da iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

No último mês, o DIVERSA foi contemplado na 5ª edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Instituído em 2018 por meio do Decreto nº 58.180/2018, o Programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade reconhece e fomenta ações de inclusão e promoção dos direitos humanos e da diversidade no ambiente de trabalho.

Dessa forma, o SELO reconhece práticas consideradas inovadoras na promoção da empregabilidade, gestão de pessoas, cultura organizacional, investimento social e posicionamento de marca, bem como no enfrentamento de qualquer tipo de discriminação e desigualdade, como forma de promoção da diversidade e da cidadania.

Saiba mais sobre o programa:

O vídeo conta com legendas em português.

Esse não foi o primeiro reconhecimento da Secretaria Municipal de São Paulo ao DIVERSA: um mês depois de seu lançamento, o projeto se tornou referência em educação inclusiva e recebeu destaque no site da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo.

Em 2017, o DIVERSA também recebeu o prêmio de inovação digital na categoria aprendizagem e educação do World Summit Award (WSA), premiação promovida pelas Nações Unidas (ONU).

Saiba mais 

+ DIVERSA recebe destaque como referência em educação inclusiva
+ Plataforma DIVERSA ganha prêmio de inovação digital

O DIVERSA

O recebimento do Selo de Direitos Humanos e Diversidade reforça a missão do portal que, desde 2011, apoia a construção e o compartilhamento de conhecimento sobre boas práticas em educação inclusiva, visando servir como referência para redes de ensino que almejam oferecer um atendimento de qualidade a todos os estudantes, independentemente de suas especificidades. 

Pilar Lacerda, ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), avalia que todo o trabalho desenvolvido nessa primeira década de existência mostra que a “inclusão é possível, desde que tenha formação e acolhimento.” 

Em uma campanha para comemorar os dez anos do portal, usuários fizeram declarações sobre a plataforma: 

“O DIVERSA, na minha opinião, é uma referência de conteúdos norteadores na perspectiva da educação inclusiva. Aprendo bastante através do portal. Tudo que aprendo no site socializo com os professores da rede municipal”, afirma Lurdes, da equipe técnica da Secretaria de Educação do município de Cabrobó (PE). 

Tendo como público-alvo educadores, gestores escolares, técnicos de secretaria de educação, familiares de estudantes e outros atores da comunidade escolar comprometidos com a educação inclusiva, o site dá acesso a relatos de experiência, estudos de caso, pesquisas, artigos, notícias e materiais pedagógicos. 

“O portal é o meu dicionário, fonte de linhas de pesquisa e vem contribuindo bastante no meu fazer pedagógico e também no meu aperfeiçoamento. Todas as reportagens compartilho com meus colegas da área da educação”, conta Rita de Cassia, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Bahia. 

Leia também 

+ Comunidade escolar fala sobre contribuição do portal DIVERSA
+ Entrevistados falam da importância do DIVERSA para educação inclusiva 

Deixe um comentário