Confira materiais pedagógicos acessíveis e relatos de experiência relacionados à disciplina
*Atualizado em 28/05/2021
O Dia do Geógrafo é comemorado anualmente em 29 de maio, data escolhida para homenagear a criação do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 1936, atual Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os educadores dessa e de outras disciplinas têm o desafio e a preocupação de proporcionar uma educação de qualidade para todas e todos. Um bom caminho para alcançar este nível é a elaboração de estratégias pedagógicas inclusivas e recursos didáticos acessíveis para o dia a dia em sala de aula.
Em homenagem à data e para incentivar a educação inclusiva, o DIVERSA selecionou conteúdos que podem auxiliar no ensino de geografia e de outras disciplinas, como também atividades interdisciplinares.
Abaixo, há materiais pedagógicos acessíveis, em consonância com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para trabalhar o componente curricular de geografia e relatos de experiências de educadores que usaram esses materiais em salas de aula comuns.
Materiais pedagógicos acessíveis para o conteúdo curricular de geografia
Confira a seguir conteúdos criados e compartilhados por professores de diferentes regiões do país para tornar o ensino de geografia mais inclusivo. A confecção dos materiais pode ser realizada seguindo os tutoriais disponíveis, com liberdade para adaptações, considerando a realidade da sua escola e seus estudantes.
+ Caminho sustentável
O material é composto por dois caminhões de lixo e uma guarita em miniatura com cancela, todos cortados em MDF, com apoio da cortadora a laser. A guarita conta com sensor de presença e um sistema de áudio que reproduz questões sobre sustentabilidade. Além de uma pista para o jogo, que pode ser construída com a participação dos estudantes, de acordo com o território onde está localizada a escola.
+ Planisfério
O material permite tornar um mapa planificado em uma estrutura tridimensional. Com isso, o recurso auxilia o entendimento da relação entre a representação bidimensional e realidade geográfica da Terra, facilitando de maneira significativa a compreensão do conteúdo.
+ Mapa tátil
O objetivo do mapa é trabalhar conteúdos de geografia física, ou seja, características naturais existentes na superfície terrestre, com camadas de diferentes cores para criar os elementos táteis e visuais necessários para a identificação do relevo de cada região.
+ Jogo do território
O tabuleiro, composto de madeira de MDF com a localização geográfica dos arredores da escola, apresenta um dado e uma rosa dos ventos digitais e sonoros, além de botões que reproduzem áudios com curiosidades dos pontos de referência da região e perguntas relacionadas ao tema de atuação dos locais.
+ Placas tectônicas
Esse material pedagógico acessível foi pensado para possibilitar a aprendizagem de conteúdos relacionados a placas tectônicas, de maneira concreta, já que muitos fenômenos geológicos não podem ser facilmente observados no Brasil, como vulcanismo, terremotos e tsunamis.
+ Mapa mundi interativo
Composto por um planisfério colado sobre uma base de MDF, o mapa mundi conta com um botão de áudio para cada continente, oceanos e meridianos, que, quando acionados, fornecem informações em áudio sobre essas localidades. Os arquivos podem ser trocados de acordo com o conteúdo a ser trabalhado, tornando o material bastante versátil.
+ Maquete interativa
A maquete é feita sobre uma base de papelão, onde são coladas lâmpadas de LED e um tecido azul, de acordo com o trajeto de um rio principal e seus afluentes. Quando o botão é acionado, as luzes se acendem com maior intensidade nos trechos onde o fluxo de água é maior e com menos força onde a vazão é mais fraca.
+ Mapa de relevo
O Mapa de relevo é um recurso composto por uma base em papelão com vários furos para encaixar palitos de alturas diferentes. A partir de uma proposta de paisagem, devem ser encaixadas peças de papelão nos palitos até a altura definida para representar uma realidade geográfica.
Saiba mais
+ Estratégias inclusivas para o ensino de geografia
+ Jogos virtuais como estratégia de aprendizagem e inclusão
Relatos de experiências no ensino de geografia
Leia os relatos de experiências de educadoras e educadores que colocaram em prática estratégias de inclusão em suas salas de aula:
+ Nos trilhos da democracia: projeto desenvolve conceitos políticos
A partir de conteúdos de geografia, projeto desenvolveu a importância da participação na vida pública e dos serviços públicos locais.
+ Crianças aprendem sobre sustentabilidade com material interativo
Educadoras eliminam barreiras comunicacionais entre os estudantes e proporcionam o acesso ao conteúdo curricular a todas e todos.
+ O que vamos colher no futuro?
Proposta interdisciplinar oportuniza trabalho colaborativo para potencializar aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.
+ Material possibilita manuseio de placas tectônicas para compreensão de fenômenos naturais
Educadores constroem recurso pedagógico acessível para eliminar barreiras ao aprendizado de conteúdos com elevada exigência de abstração.
+ Mapa mundi interativo promove protagonismo e aprendizado significativo
O envolvimento dos alunos tanto na confecção como na utilização do material em sala de aula proporcionou um aprendizado muito mais significativo para todos, proporcionando a ampliação dos conhecimentos.
+ Para estudar rio da comunidade, estudantes criam maquete interativa
Estratégia dos educadores permitiu o protagonismo das alunas e dos alunos: tudo foi idealizado e criado por eles.
+ Material pedagógico interativo é usado em aulas sobre projeção cartográfica na EJA
Aproveitando a realização da Copa do Mundo, educadora do Rio de Janeiro trata de temas como continentes, países e oceanos dentro da disciplina de geografia, aproveitando o interesse dos alunos pelo evento esportivo.
+ Escola indígena resgata tradição em aulas inclusivas de geografia
Buscando a sobrevivência e preservação do etnoconhecimento do povo Paiter, professor realiza projeto para fortalecer a identidade indígena dos estudantes, não como sujeitos à parte da história nacional e mundial, mas como povos que fazem parte dos processos históricos.
Leia mais
+ Como tornar o ensino de Língua Portuguesa inclusivo no ambiente escolar
+ Inspire-se com projetos inclusivos para trabalhar poesia em aula
+ Livro didático: educadores explicam importância do material na educação
+ A criatividade que favorece a inclusão escolar
Quer se informar ainda mais? Navegue no DIVERSA e conheça outros materiais pedagógicos acessíveis e leia vários conteúdos sobre educação inclusiva.
Aproveite também para fazer parte do grupo do DIVERSA no WhatsApp e ficar por dentro de cada novo conteúdo. Basta acessar: diversa.org.br/whats-app/!