Como tornar o ensino de geografia inclusivo

Confira materiais pedagógicos acessíveis e relatos de experiência relacionados à disciplina

*Atualizado em 28/05/2021

O Dia do Geógrafo é comemorado anualmente em 29 de maio, data escolhida para homenagear a criação do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 1936, atual Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os educadores dessa e de outras disciplinas têm o desafio e a preocupação de proporcionar uma educação de qualidade para todas e todos. Um bom caminho para alcançar este nível é a elaboração de estratégias pedagógicas inclusivas e recursos didáticos acessíveis para o dia a dia em sala de aula. 

Em homenagem à data e para incentivar a educação inclusiva, o DIVERSA selecionou conteúdos que podem auxiliar no ensino de geografia e de outras disciplinas, como também atividades interdisciplinares.

Abaixo, há materiais pedagógicos acessíveis, em consonância com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para trabalhar o componente curricular de geografia e relatos de experiências de educadores que usaram esses materiais em salas de aula comuns.

 

Alunos estão sentados em roda participando de um debate. O professor está em pé, ao lado de uma tela com os dizeres “Café com política”. Fim da descrição.
Foto: Diogo Jordão. Fonte: Acervo pessoal. 

Materiais pedagógicos acessíveis para o conteúdo curricular de geografia

Confira a seguir conteúdos criados e compartilhados por professores de diferentes regiões do país para tornar o ensino de geografia mais inclusivo. A confecção dos materiais pode ser realizada seguindo os tutoriais disponíveis, com liberdade para adaptações, considerando a realidade da sua escola e seus estudantes.

+ Caminho sustentável 
O material é composto por dois caminhões de lixo e uma guarita em miniatura com cancela, todos cortados em MDF, com apoio da cortadora a laser. A guarita conta com sensor de presença e um sistema de áudio que reproduz questões sobre sustentabilidade. Além de uma pista para o jogo, que pode ser construída com a participação dos estudantes, de acordo com o território onde está localizada a escola.

+ Planisfério 
O material permite tornar um mapa planificado em uma estrutura tridimensional. Com isso, o recurso auxilia o entendimento da relação entre a representação bidimensional e realidade geográfica da Terra, facilitando de maneira significativa a compreensão do conteúdo.

Mapa tátil 
O objetivo do mapa é trabalhar conteúdos de geografia física, ou seja, características naturais existentes na superfície terrestre, com camadas de diferentes cores para criar os elementos táteis e visuais necessários para a identificação do relevo de cada região.

Jogo do território 
O tabuleiro, composto de madeira de MDF com a localização geográfica dos arredores da escola, apresenta um dado e uma rosa dos ventos digitais e sonoros, além de botões que reproduzem áudios com curiosidades dos pontos de referência da região e perguntas relacionadas ao tema de atuação dos locais. 

Placas tectônicas 
Esse material pedagógico acessível foi pensado para possibilitar a aprendizagem de conteúdos relacionados a placas tectônicas, de maneira concreta, já que muitos fenômenos geológicos não podem ser facilmente observados no Brasil, como vulcanismo, terremotos e tsunamis. 

Mapa mundi interativo 
Composto por um planisfério colado sobre uma base de MDF, o mapa mundi conta com um botão de áudio para cada continente, oceanos e meridianos, que, quando acionados, fornecem informações em áudio sobre essas localidades. Os arquivos podem ser trocados de acordo com o conteúdo a ser trabalhado, tornando o material bastante versátil. 

Maquete interativa 
A maquete é feita sobre uma base de papelão, onde são coladas lâmpadas de LED e um tecido azul, de acordo com o trajeto de um rio principal e seus afluentes. Quando o botão é acionado, as luzes se acendem com maior intensidade nos trechos onde o fluxo de água é maior e com menos força onde a vazão é mais fraca. 

Mapa de relevo 
O Mapa de relevo é um recurso composto por uma base em papelão com vários furos para encaixar palitos de alturas diferentes. A partir de uma proposta de paisagem, devem ser encaixadas peças de papelão nos palitos até a altura definida para representar uma realidade geográfica. 

Saiba mais

Estratégias inclusivas para o ensino de geografia 
Jogos virtuais como estratégia de aprendizagem e inclusão 

 

Estudante fixa com a mão direita uma das camadas do mapa tátil. Fim da descrição.
Foto: Paulo Fehlauer. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes 

Relatos de experiências no ensino de geografia

Leia os relatos de experiências de educadoras e educadores que colocaram em prática estratégias de inclusão em suas salas de aula:

Nos trilhos da democracia: projeto desenvolve conceitos políticos 
A partir de conteúdos de geografia, projeto desenvolveu a importância da participação na vida pública e dos serviços públicos locais. 

Crianças aprendem sobre sustentabilidade com material interativo 
Educadoras eliminam barreiras comunicacionais entre os estudantes e proporcionam o acesso ao conteúdo curricular a todas e todos. 

O que vamos colher no futuro? 
Proposta interdisciplinar oportuniza trabalho colaborativo para potencializar aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. 

Material possibilita manuseio de placas tectônicas para compreensão de fenômenos naturais 
Educadores constroem recurso pedagógico acessível para eliminar barreiras ao aprendizado de conteúdos com elevada exigência de abstração. 

Mapa mundi interativo promove protagonismo e aprendizado significativo 
O envolvimento dos alunos tanto na confecção como na utilização do material em sala de aula proporcionou um aprendizado muito mais significativo para todos, proporcionando a ampliação dos conhecimentos. 

Para estudar rio da comunidade, estudantes criam maquete interativa 
Estratégia dos educadores permitiu o protagonismo das alunas e dos alunos: tudo foi idealizado e criado por eles. 

Material pedagógico interativo é usado em aulas sobre projeção cartográfica na EJA 
Aproveitando a realização da Copa do Mundo, educadora do Rio de Janeiro trata de temas como continentes, países e oceanos dentro da disciplina de geografia, aproveitando o interesse dos alunos pelo evento esportivo. 

Escola indígena resgata tradição em aulas inclusivas de geografia 
Buscando a sobrevivência e preservação do etnoconhecimento do povo Paiter, professor realiza projeto para fortalecer a identidade indígena dos estudantes, não como sujeitos à parte da história nacional e mundial, mas como povos que fazem parte dos processos históricos. 

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