Mapa de relevo

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O Mapa de relevo é um recurso composto por uma base em papelão com vários furos para encaixar palitos de alturas diferentes. A partir de uma proposta de paisagem, devem ser encaixadas peças de papelão nos palitos até a altura definida para representar uma realidade geográfica. Favorece o trabalho interdisciplinar com a área de matemática pela contagem do número de peças necessárias para alcançar uma determinada medida.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: oferece opções para a percepção ao ampliar as formas de apresentação de conceitos geofísicos por meio de maquetes e ao incluir a marcação em braille na legenda. Oferece opções para a compreensão pela manipulação do recurso pelos estudantes. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre a realidade geográfica.

• Interação e expressão: o Mapa de relevo proporciona opções para a atividade física com o uso do material para explorar diversos conceitos geofísicos e matemáticos. Oferece opções para expressão e comunicação ao permitir que o estudante use o material para complementar ou substituir a expressão verbal. Oferece opções para as funções executivas pela apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular ao cotidiano associando relevo ao território. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados manipulação do recurso.

Articulação com a Base nacional comum curricular

• Conhecimento: amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o relevo e outros aspectos geofísicos associando a representação tridimensional a características de territórios.

• Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses utilizando os raciocínios matemático e científico sobre relevo.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre a realidade geofísica estudada.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O Mapa de relevo apresenta forte aderência com os componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar o desenvolvimento do letramento matemático, em especial o pensamento numérico. Envolve procedimentos de contagem ascendente e descendente, indicações de quantidades, quantificação de elementos de uma coleção, leitura, escrita e comparação de números naturais, construção de fatos básicos de adição, composição e decomposição de números naturais e problemas envolvendo diferentes significados da adição e subtração.

• Permite o trabalho interdisciplinar com a área de ciências para os anos finais do ensino fundamental para retratar a diversidade de ecossistemas.

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