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Formação de professores: catalisador chave para a educação inclusiva

Estudos apontam que a busca por conhecimento sobre como promover a aprendizagem de todo aluno nunca foi tão grande, tendo em vista a maior diversidade de perfis que hoje participam da sala de aula.

Pensando no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 24/09, uma das conquistas recentes que merecem ser ressaltadas é justamente o direito de uma pessoa com deficiência estudar em escolas comuns, juntamente com todos os estudantes.

No entanto, conforme lembrado pelo meu grande amigo e mentor Fernando Reimers:

Leis não se autoimplementam; pessoas as implementam. E, na maioria das vezes, as pessoas fazem o que sabem e o que querem fazer. Professores, diretores de escola e pais precisam aprender, aprender profundamente, como apoiar as instituições de ensino para que se tornem inclusivas de fato.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 24/09/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/formacao-professores-ecoa. 

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.  

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo. 

©️ Instituto Rodrigo Mendes. Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5. A cópia, distribuição e transmissão dessa obra são livres, sob as seguintes condições: você deve creditar a obra ao seu autor, sendo licenciada pelo Instituto Rodrigo Mendes e DIVERSA. 

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