Professores enriquecem as possibilidades de comunicação de estudantes ao criar material pedagógico acessível para contação de histórias
Em 2018, a turma do 4º ano C da EMEF Carlos Francisco Gaspar, no município de São Paulo (SP), tinha alunos muito participativos. Alguns apresentavam dificuldades, mas todos eram muito prestativos e se ajudavam. Dois estudantes da turma têm deficiência: Letycia e Thiago. Ela tem uma deficiência que limita seus movimentos e comunicação. Apesar de não se expressar verbalmente, reage a estímulos visuais e sonoros com sorrisos, por exemplo. Thiago possui deficiência intelectual e é muito criativo.
Desenvolvimento do material
Considerando as características da turma e as especificidades dos dois estudantes com deficiência, decidimos construir um material pedagógico acessível (MPA) que enriquecesse as formas de comunicação do grupo. As atividades pensadas com o uso do material poderiam propiciar maior participação da Letycia e do Thiago, sendo significativa para todos os estudantes.
Para promover a participação e ampliar as formas de comunicação de cada um dos alunos nas atividades propostas, consideramos o desenho universal para a aprendizagem e construímos o Teatro de fantoches com painel sonoro. A intenção era favorecer a oralidade e a construção de diferentes narrativas, contemplando a diversidade e o respeito às diferenças.
+ Aprenda a fazer o Teatro de fantoches
Alinhamento ao currículo
Nosso projeto se articulava com o Currículo da Cidade de São Paulo ao trabalhar protagonismo infantil, resgate da autoestima e garantia de acesso e permanência na escola, visando maior apropriação dos conteúdos propostos. Durante as aulas com o MPA, envolvemos as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Ciências.
+ Veja como o Teatro dos fantoches se articula com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O Plano de aula desenvolvido era composto por:
- Apresentação da obra Menina bonita do laço de fita, da Ana Maria Machado;
- Exploração dos recursos gráficos;
- Problematização da temática;
- Leitura da obra;
- Proposta de reescrita;
- Apresentação do trabalho autoral e reconto pelos alunos com a utilização do Teatro de fantoches com painel sonoro;
- Encerramento e avaliação da aula.
O MPA na escola: novos caminhos pedagógicos
O grupo ficou muito envolvido com o MPA, estimulado pelos sons emitidos pelo painel durante a contação de histórias. Houve muito interesse por parte dos alunos, pois é um recurso inovador, que contempla meios diversos para expressão, favorecendo a participação de todos.
O material inspirou também novos caminhos pedagógicos, como a criação coletiva de um programa de rádio, em que os alunos escreveram o roteiro e planejaram músicas, entrevistas e até a participação de ouvintes. O painel ajudou a produzir os efeitos sonoros durante a apresentação do programa.
O Teatro de fantoches com painel sonoro se tornou um material de toda a escola e pode ser utilizado pelos professores de outras salas e pela comunidade escolar, como ocorreu durante o Halloween, aumentando o mistério e o “terror” da festa.