Teatro de fantoches com painel sonoro

O Teatro de fantoches foi elaborado para trabalhar a construção de narrativa por meio da contação de histórias por estudantes. O material tem a fachada construída com MDF e cortada a laser; um painel sonoro acionado por arduino; e teclas com pictogramas em diferentes relevos e texturas e legendas em braile produzidas na impressora 3D. Os sons do painel podem ser definidos de acordo com o conteúdo curricular a ser trabalhado, bastando para isso gravar novos sons e alterar os áudios no cartão de memória (micro SD). No contexto em que o material foi produzido, foram gravados sons que possibilitassem a contação de histórias de suspense.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência dos professores da EMEF Carlos Francisco Gaspar com este material, foram trabalhados diversos conteúdos dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e História, destacando-se a oralidade, diferentes narrativas, diversidade e respeito às diferenças.

No entanto, há outras possibilidades de uso do Teatro de fantoches como estratégia pedagógica nas escolas. Como citado no relato, por exemplo, o painel sonoro do teatro também foi utilizado na realização de trabalho colaborativo de construção um programa de rádio com os alunos.

Abaixo seguem alguns objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC) que podem ser contemplados:

Língua Portuguesa – 3º, 4º, 5º anos do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETO DE CONHECIMENTO Decodificação/Fluência de leitura
HABILIDADE (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Língua Portuguesa – 3º, 4º, 5º anos do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Oralidade
OBJETO DE CONHECIMENTO Variação linguística
HABILIDADE (EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

História – 3º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
OBJETO DE CONHECIMENTO O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive
HABILIDADE (EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Teatro de Fantoches foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os alunos, com ou sem deficiência.

O teatro apresenta informação utilizando múltiplas formas, aproxima o componente curricular de exemplos da vida cotidiana, engaja e aciona conhecimentos prévios dos estudantes.

    • ● Apresentação: o Teatro conta com diferentes vias de aprendizagem, permitindo várias associações e ampliação das possibilidades de percepção, como: visual, com o cenário e os pictograma das teclas; sonora, com os diversos áudios das teclas, como aplausos, trovão, entre outros; e tátil, com o relevo das teclas produzidos na impressora 3D.

    • ● Interação e expressão:
      o material é manipulado de forma autônoma pelos estudantes, estimulando a expressão de todos de acordo com suas escolhas.

    • ● Motivação e engajamento:
      a utilização do material associada às estratégias planejadas permitiram a participação de todos de maneira colaborativa, viabilizando o envolvimento, o aumento da interação e a troca de experiências entre os estudantes da turma; e garantindo o acesso de cada um ao currículo.
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