Projeto interdisciplinar é utilizado para promover inclusão

Equipe gestora e educadores se mobilizaram junto com os estudantes para realizar atividades que promovem a inclusão escolar no Piauí

A escola é um ambiente em que a igualdade de direitos deve prevalecer, acolhendo e respeitando a diversidade para que os jovens vivam um exercício pleno de cidadania.

Em 2018, nós, da equipe gestora e educadores da Unidade Escolar Jeanete de Souza, localizada na cidade de Parnaíba (PI), quisemos trabalhar o tema inclusão partindo da realidade que vivíamos naquele ano.

A unidade atende 530 estudantes do ensino fundamental II e ensino médio e, naquele ano, não tínhamos estudantes público-alvo da educação especial matriculados, o que nos inspirou a questionar se estaríamos preparados para recebê-los de forma adequada.

Essa ideia nos fez ver que a comunidade escolar pouco ou nada conhecia sobre educação inclusiva, um assunto que se mostrava oportuno também para a participação de nossos estudantes do ensino médio no IV Circuito de Ciências das Escolas Públicas Estaduais do Piauí, cujo tema era “Ciência para redução das desigualdades”.

Abordar a inclusão colocaria nossa escola nesse caminho, e escolhemos estudar o caso das pessoas surdas, a fim de realizar um trabalho aprofundado e interdisciplinar.

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Etapas do projeto

Inicialmente nos questionamos: os estudantes do ensino médio sabem o que é educação inclusiva? Conhecem as políticas sociais e os direitos da comunidade surda? A escola está preparada para receber estudantes com deficiência auditiva?

Para responder a essas questões, definimos um projeto estruturado em duas etapas, local e regional, desenvolvido em setembro de 2018 pelos estudantes do 3º ano do ensino médio do período da tarde.

Na etapa local, professoras orientadoras de ciências e biologia ministraram palestras sobre educação e políticas públicas inclusivas, fornecendo subsídios para o trabalho investigativo que os estudantes fariam. Foram abordadas metodologias de atividades interdisciplinares e estabelecidas metas a serem atingidas.

A palestra seguinte foi sobre audição, morfologia e fisiologia do ouvido, o que levou os estudantes a confeccionarem uma maquete da morfologia interna do ouvido. Em seguida, eles aplicaram questionários sobre inclusão escolar, para verificar a percepção dos colegas do 1º e 2º ano. Com auxílio do professor de matemática, a turma fez a tabulação dos dados e elaborou gráficos.

Entre as informações obtidas com 66 estudantes, 60 afirmaram não saber o que era educação inclusiva. No entanto, 55 concordaram com a matrícula de estudantes com deficiência em escolas comuns. Essa contradição suscita dúvidas quanto à clareza das definições e dos conceitos referentes ao tema, reforçando a importância do projeto.

Outra atividade foi a produção de uma linha do tempo com base nas pesquisas dos estudantes sobre o histórico da educação de surdos no Brasil, abordado nas aulas de sociologia e história.

Por fim, todo o material produzido foi apresentado para a comunidade escolar no pátio da instituição. A etapa regional foi a apresentação no IV Circuito de Ciências, no qual nossos jovens montaram um estande e fizeram uma exposição oral, conquistando o 1º lugar na modalidade ensino médio.

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A inclusão continua

Os objetivos traçados no início do projeto foram alcançados em vista da percepção da comunidade de que a educação inclusiva é essencial para promover qualidade de vida a todos os estudantes, garantindo oportunidades para o seu desenvolvimento e respeito às diversidades.

Isso foi a porta de entrada para que começássemos a receber estudantes com deficiência em nossa escola, sendo que, no ano letivo de 2022, temos dez alunas e alunos matriculados.

Para colaborar com a inclusão, pedimos à Secretaria de Estado da Educação do Piauí o envio de educadores familiarizados com a educação especial, e hoje contamos com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que possibilitam o devido apoio pedagógico aos estudantes.

O próximo passo será a realização de mais ações positivas de inclusão, tornando a escola mais preparada para receber a todos, independentemente de suas especificidades.

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