Sou professora de uma turma do 5º ano do ensino fundamental no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Antônio Candeia Filho, no Rio de Janeiro (RJ). A classe conta com 14 estudantes entre 10 e 13 anos e apresentava uma grande dificuldade para lidar com conflitos. Desenvolvemos o Mapa de relevo, um material pedagógico acessível com elementos de diversas cores e texturas (liso, áspero, corrugado e outras) fixados em palitos de madeira para representar os diferentes tipos de relevo.
Começamos a atividade apresentando os tipos de relevo a partir da experiência das crianças, diferenciando, por exemplo, quem mora no “alto” de quem mora no “baixo”. Na sequência, propusemos aos alunos que identificassem num desenho esses diferentes tipos e colorissem de acordo com a legenda. Com base nesse exercício, apresentamos a proposta de construção da maquete e cada estudante produziu um tipo de relevo. De forma coletiva, a turma posicionou as peças e identificou as classificações de acordo com a legenda.
+ Saiba como construir o Mapa de relevo
Foi surpreendente a facilidade e autonomia com que as crianças produziram as peças e a colaboração entre elas para a construção da maquete. Nesse processo, discutimos sobre a história da comunidade e trabalhamos conteúdos de língua portuguesa, geografia e história.