Instituição chinesa contribui para a inclusão escolar e social

One Plus One Disability Group, fundada em 2006, tem atuado para construir uma sociedade inclusiva e apoiar a educação de qualidade para todos

Com o objetivo de apoiar a construção de uma sociedade inclusiva na China, fomentando o interesse público pelos direitos das pessoas com deficiência, foi fundado o One Plus One Disability Group (Centro de Desenvolvimento Cultural para Pessoas com Deficiência Um mais Um, em português), em 2006.

A organização atua na formação sobre os direitos das pessoas com deficiência, atendendo ativistas, jornalistas, empregadores, educadores, advogados, entre outros.

Outra frente de atuação do programa é o desenvolvimento colaborativo e participativo de políticas públicas inclusivas e assistência a empresas de tecnologia para acessibilidade e apoio à educação inclusiva, em especial no ensino superior.

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O One Plus One Disability Group acredita que, por meio de seu apoio, os estudantes com deficiência podem aumentar a conscientização sobre os seus direitos e adquirir conhecimentos e habilidades para participação igualitária no ensino superior, bem como para ter uma vida independente nas universidades, reivindicando ambiente acessíveis, defendendo a cultura inclusiva e inspirando a criação de serviços e recursos para todas as pessoas no ensino superior.

O projeto tem 15 anos e conta com apoio do Programa Chinês sobre Deficiência da Escola de Direito de Harvard (HPOD, sigla em inglês), a fim de auxiliar na viabilização desses objetivos.

Educação inclusiva na China

De 1987 até os dias atuais, o ensino superior para pessoas com deficiência evoluiu de um sistema de admissão e matrícula segregada dominante para um processo de inclusão. O marco dessa evolução foi em 2014, com base em uma política nacional, que passou a oportunizar que estudantes com deficiência façam vestibular com o apoio de recursos acessíveis.

Esse processo indica um aumento no número de alunas e alunos com deficiência nas universidades. Segundo dados oficiais do governo chinês, os estudantes público-alvo da educação especial no ensino superior eram cerca de 13 mil entre 2017 a 2019.

Exemplo prático de apoio à inclusão

Em um caso real sobre o impacto da iniciativa, há a história de uma estudante com deficiência visual, que frequenta a One Plus One Disability Group e participa de um programa de mestrado de psicologia em uma universidade da China. Ela é a única pessoa cega do programa, mas há outras pessoas com deficiência na instituição, resultado da política nacional para o desenvolvimento da inclusão. Entretanto, a faculdade não oferece recursos acessíveis e equipe específica para a inclusão, esso obriga os estudantes a buscarem apoio por conta própria.

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A aluna participante da formação enfrentou barreiras na universidade em cinco áreas: vida independente, vida acadêmica, atividades extracurriculares, estágios e emprego. Em paralelo ao mestrado, ela estava envolvida em treinamentos sobre conscientização dos direitos das pessoas com deficiência e habilidades de navegação de mobilidade, oferecidas pelo One Plus One.

A formação a incentivou a solicitar acomodações e recursos de acessibilidade e permitiu que ela colaborasse com a universidade para promover a autonomia e a participação de seus colegas. Sua principal estratégia para resolução de problemas foi usar a tecnologia para remover obstáculos e aprimorar suas próprias potencialidades, junto de outros alunos e professores.

Esse apoio da organização não apenas mudou sua visão sobre deficiência e educação inclusiva, como também a empoderou por meio da reivindicação de direitos, não apenas para promover a inclusão no campus em que estuda, mas também para buscar a inclusão em todos os locais.

Soluções alcançadas

A formação e o suporte profissional estratégico do One Plus One construíram conhecimentos e habilidades sobre acessibilidade, direitos humanos e advocacy, que ajudaram a estudante a se sentir empoderada e também confiante em solicitar ambientes inclusivos, livros didáticos em formato digital e outros materiais pedagógicos acessíveis.

Esse caso é um exemplo consolidado de boas práticas no apoio a estudantes com deficiência. O relato evidencia a importância da eliminação de barreiras tecnológicas, inspirando o crescimento de serviços sistemáticos de apoio e o combate ao capacitismo na educação.

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Este relato de experiência foi apresentado na “International Community on Inclusive Education”, uma rede internacional em prol da educação inclusiva, fundada pelo Instituto Rodrigo Mendes (Brasil) e pelo Zero Project (Áustria). A iniciativa conta com especialistas de diversos países e tem como propósito referendar como os novos recursos e tecnologias educacionais digitais podem melhorar a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas comuns. 

Fengming Cui é diretora do Programa Chinês do Projeto sobre Deficiência da Faculdade de Direito de Harvard. 

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