Sou professora do atendimento educacional especializado (AEE) na Escola Municipal Anton Dworsak, localizada em Duque de Caxias (RJ). Um dos nossos principais desafios é oferecer os conteúdos de uma forma atrativa e acessível para as crianças. Outra dificuldade é produzir recursos que apoiem e qualifiquem essa aprendizagem com o pouco material que temos disponível. Nesse sentido, planejei o uso de um material pedagógico chamado Mão articulada. O recurso é composto por uma mão de papelão cujos dedos abrem e fecham com acionamento de um sistema hidráulico de cinco linhas e duas seringas.
O material foi utilizado com uma turma do 3º ano do ensino fundamental, que conta com 17 alunos, incluindo um estudante com autismo. A experiência foi realizada em colaboração com a docente regular da classe, Jupira Rosa Maia. Depois que a Mão articulada foi aplicada na sala de aula, utilizamos também na sala de recursos multifuncionais (SRM).
O uso da Mão articulada em sala de aula
O material foi trabalhado junto com o livro com conteúdo sobre o corpo humano, depois que discutimos sobre músculos e ossos. Com o recurso, trabalhamos conteúdos de ciências e língua portuguesa. A experiência também foi fundamental para trabalharmos os componentes sociais, tais como saber esperar e compartilhar. Foi muito legal para o Igor, nosso estudante com autismo, que no geral tem uma grande dificuldade de interagir.
+ Saiba como construir a Mão articulada
Os alunos adoraram entender como uma mão funciona a partir da manipulação do material. O ganho não foi só do aluno com autismo, mas de todos. O mesmo material pode ser usado por todos igualmente. As crianças se divertiram e fizeram uma ponte com conhecimentos de suas vidas. Um garoto contou uma história sobre um familiar que teve um problema na mão e disse: “Ah! Então é assim que a gente é por dentro!”.
O material é muito prático de ser usado e a partir dessa experiência estou planejando montar um mini laboratório de ciências na escola.