Relatos iniciais do DIVERSA

Sou Laurivania Câmara, leciono na Escola Municipal Manoel Martins, situada na zona rural do municipio de Alagoa Nova e faço parte do curso de Educação Inclusiva oferecido pelo Instituto Rodrigo Mendes.

Considerada uma escola de pequeno porte, com apenas 184 alunos matriculados, enfrentamos alguns desafios por atender um número consideravel de alunos com deficiência. Além da ausência de recursos pedagógicos de apoio para essas crianças, enfrentávamos o descaso e a não aceitação da familia em admitir a especialidade de seu filho, havia também, nossa propria carência de habilidades para lidar com a situação, o que dificultava a integração dos mesmos nas atividades, bem como, na relação com os outros alunos.

Através do curso de inclusão e das orientações adquiridas com o intercâmbio realizado na sala do AEE da escola Dr. Fernando da Cunha Lima, adquirimos novos conhecimentos e estratégias pedagógicas que nos auxiliaram na promoção de uma melhor aprendizagem, integrando-os de uma forma dinâmica, valorizando cada um, para que os mesmos se sintam inseridos e parte integrante de todo o processo de aprendizagem, procurando proporcionar um ensino igualitário, na busca de superar qualquer forma de discriminação ou preconceito, reconhecendo que somos diferentes e que cada criança é capaz de aprender e se desenvolver no seu tempo.

 

Participante do Monitoramento de Projetos em Educação Inclusiva – 2013

Deixe um comentário