Relatos iniciais do DIVERSA

A turma do 1º período do turno vespertino da escola Marinalva é composto por 11 meninos e 5 meninas. De modo geral a turma é muito entrosada. Houve no início algumas dificuldades na divisão e uso comum dos materiais e brinquedos, mais isso com o tempo foi sanado, e aos poucos a formação de hábitos de partilha e assimilação de regras de convivência social foi gradativamente sendo fortalecida.

O projeto Incluir Brincando está proporcionando a essa escola experiências maravilhosas, pois todas as crianças e a comunidade em geral são beneficiadas porque esse projeto incentiva as crianças especiais e dá uma oportunidade maior a elas de serem incluídas em todas as atividades dentro e fora da sala.

Com essa proposta de jogos e brincadeiras todas as crianças são incluídas de modo que o professor consegue atingir a todos. Temos consciência que os desafios a enfrentar são enormes, pois a escola não tem estrutura suficiente e temos pouco material disponível para trabalhar com essas crianças, no entanto a vinda do projeto Incluir Brincando já foi um grande avanço para nós, pois é uma forma de conscientizar pais, alunos e professores.

No decorrer dessas atividades propostas pelo projeto, percebemos a falta de interesse de alguns pais, porém com o decorrer do projeto isso foi mudado.

No dia 20 de maio, realizamos na escola Marinalva o dia do brincar inclusivo com a comunidade seguindo o seguinte cronograma: Oficina de arte, cinema com pipoca, jogos do projeto, contação de histórias e oficina de brinquedos.

O dia do brincar inclusivo em nossa escola foi maravilhoso pois muitos pais participaram e saíram satisfeitos com o resultado do projeto.

Concluímos este projeto Incluir Brincando com a sensação de dever cumprido pois nossa equipe em geral trabalha bastante para que nossas crianças possam ter a chance de uma aprendizagem digna para todos.

 

Participante do projeto Incluir Brincando – 2014

Deixe um comentário